Laranja Mecânica x Behavorismo

489 palavras 2 páginas
Laranja mecânica x Behaviorismo
O filme Laranja Mecânica, do diretor Stanley Kubrick, conta a história de Alexander Delarge, um jovem que não trabalha e não estuda e que é líder de uma gangue de delinquentes. Junto aos seus “drugues” (gangue criminosa, em russo), eles saem na madrugada pelas ruas usando alucinógenos e praticando assaltos, estupros e assassinatos.
Em um de seus atos criminosos, a gangue comete um homicídio e seu líder, Alex, é traído por seus comparsas, o que o leva a uma casa de detenção, condenado a 14 anos de prisão. Para reduzir sua pena, o jovem vira adepto da Bíblia, porém não deixa de ter pensamentos perversos e violentos enquanto parecia rezar e refletir sobre seus erros.
Surge então uma oportunidade de sair da prisão. Para isso, Alex teria que participar de um projeto criado pelo Centro Médico Ludovico, que afirma tornar o criminoso alguém "bom" para a sociedade, "domando-o" de forma cruel e tão violenta quanto seus atos, trazendo-o de volta ao convívio social. Esse projeto pode ser diretamente associado ao Behaviorismo, relacionando-o com o reflexo condicionado de Pavlov, psicólogo e cientista russo.
O reflexo condicionado consiste em criar uma serie de condições repetitivas de maneira a fazer com que o corpo reaja sempre da mesma maneira, sempre que um estímulo pré-determinado for acionado. Assim que esse estímulo é percebido, o corpo reage de maneira involuntária, executando tudo a que foi previamente condicionado.
Isso foi percebido através de um experimento realizado por Pavlov, no qual se apresentou a um cão um pedaço de carne. A visão da carne e sua olfação provocaram salivação no animal. Se tocasse uma campainha para um cão, causava uma reação de orientação. Se após tocar a campainha, mostrasse a carne, dando-a ao cão, e fizesse isso repetidamente, depois de certo número de vezes o simples tocar da campainha provocava salivação no animal, preparando o seu aparelho digestivo para receber a carne. A campainha tornou-se então um

Relacionados

  • Gomide P
    31400 palavras | 126 páginas