laparotomia

Páginas: 5 (1050 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2015
Laparotomia

O que é laparotomia?
A laparotomia (do grego: láparos = abdômen; tomos = corte) é a abertura cirúrgica da cavidade abdominal para fins diagnósticos e/ou terapêuticos. Em termos populares é a cirurgia “de barriga aberta”. Ela não é uma prática recente, remontando à antiguidade, mas teve grande expansão no século 20, graças ao advento das drogas curarizantes, da intubação traqueal,do maior conhecimento da anatomia efisiologia da parede abdominal e dos processos de cicatrização da ferida cirúrgica. A laparotomia envolve umaincisão no abdômen para acessar órgãos internos, variável de tamanho segundo o procedimento cirúrgico a ser executado, mas quase sempre grande. Uma mini-laparotomia pode envolver uma incisão oito a dez centímetros, mas uma laparotomia exploratória podeenvolver uma incisão que percorre quase todo o comprimento do abdômen.
O que é laparoscopia?
O termo “laparos” vem do grego e significa abdômen. Laparoscopia se referia, a princípio, a uma maneira de olhar dentro do abdome. Hoje em dia, ela se refere também a uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva, muito utilizada em cirurgias ginecológicas, urológicas e outras (mesmo fora do abdômen). Seuprimeiro uso, em 1987, foi para a retirada da vesícula biliar, embora já houvesse antecedentes menos ambiciosos desde a década de 60. Atualmente, graças à evolução da tecnologia, pode-se acessar praticamente quase todos os órgãos docorpo humano. Este procedimento é feito com aparelhos introduzidos no corpo por uma porta de entrada e que contêm em sua extremidade uma minicâmera que transmiteimagens em alta resolução para monitores de vídeo, as quais permitem ao cirurgião praticar as intervenções necessárias e que podem ser gravadas para estudos posteriores. Este procedimento é chamado, então, videolaparoscopia. Usada primitivamente quase só para fazer diagnósticos, a videolaparoscopia atual permite colher material para biópsias e praticar intervenções cirúrgicas antes só possíveis “a céuaberto”.
Como é feita a laparotomia?
A laparotomia é sempre realizada em um centro cirúrgico. Previamente à intervenção deve ser feita umasedação, como pré-anestesia, visando deixar o paciente mais calmo, sonolento e relaxado. Em seguida, o paciente deve receber medicações anestésicas que o manterão adormecido e sem sentir dor durante todo o ato cirúrgico. O tônus muscular e a atividadecontrátil da musculatura são abolidos através de curarizantes (medicamentos que interrompem a transmissão do impulso nervoso na junção neuromuscular). O paciente deverá receber também uma sonda endotraqueal através da qual o anestesista procurará manter a ventilação adequada, uma vez que o paciente não estará mais respirando por própria conta. Em seguida, o cirurgião pratica uma incisão vertical no abdômenno caso de laparotomia exploradora ou na região a ser tratada no caso delaparotomia terapêutica e então faz o exame dos órgãos abdominais ou a intervenção sobre a parte doente. Depois de realizada a intervenção programada, a parede abdominal é fechada e suturada com fios apropriados. Quase sempre, depois da cirurgia, o paciente é levado de volta para seu quarto, depois de um curto período derecuperação e observação em uma sala apropriada do centro cirúrgico, podendo também, conforme o caso, ser encaminhado para uma unidade de terapia intensiva (UTI). O tempo da alta varia em cada caso, de acordo como tipo de cirurgia realizada e com o estado clínico do paciente. A retirada dos pontos de sutura será programada pelo cirurgião.
Como é feita a laparoscopia?
O paciente também deve serinternado e submetido à anestesia geral, mas conforme a cirurgia pode deixar o hospital no mesmo dia ou nos dias logo a seguir. A laparoscopia terapêutica consiste em que o médico faça pequenas incisões na região a ser examinada ou tratada, por onde introduz um laparoscópio (um fino tubo de fibras óticas contendo uma câmera em sua extremidade), através do qual pode visualizar os órgãos internos, bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • laparotomia
  • Laparotomia
  • laparotomia
  • Laparotomia
  • Laparotomia
  • Laparotomia
  • Laparotomia
  • Laparotomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!