lampadas especiais

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013

INTRODUÇÃO

As lâmpadas fornecem a energia luminosa que lhes é inerente com auxílio das luminárias, que são os seus sustentáculos, através dos quais se obtêm melhor rendimento luminoso, melhor proteção contra as intempéries, ligação à rede, além do aspecto visual agradável.
Basicamente as lâmpadas usadas em luminárias pertencem a um dos dois tipos: Incandescente e Descargas.1 - LÂMPADAS INCADESCENTES
Produz energia luminosa a partir da incandescência de um filamento de tungstênio, o material que mais se adaptou às elevadas temperaturas verificadas no interior das lâmpadas onde existe vácuo ou um gás inerte (nitrogênio e argônio).
As partes principais de uma lâmpada incandescente são: base, bulbo e filamento. As bases podem serdo tipo rosca (E), pino (T) ou baioneta (B), cada qual com finalidades específicas. Os bulbos podem ser do tipo globular comum, pêra, parabólico, etc.
Há lâmpadas infravermelhas, germicidas, incandescente espalhadas (comptalux, facho médio, bulbo prateado, etc.), lâmpadas de luz negra,
Lâmpadas Quartzo-Halógenas (Dicróicas), etc.








2- LÂMPADAS DE DESCARGA
Baseia-se na conduçãode corrente elétrica em um meio gasoso, quando em seus eletrodos se forma uma tensão elevada capaz de vencer a rigidez dielétrica do meio. Os meios gasosos mais utilizados são os vapor de mercúrio, os argônio ou os vapore de sódio (alta e baixa pressão) são elas :
LÂMPADAS FLUORESCENTES
Por ter ótimo desempenho, são mais indicadas para iluminação de interiores, como escritórios, lojas,indústrias. É uma lâmpada que não permite o destaque perfeito das cores, exceto a lâmpada branca fria ou morna que permite uma razoável visualização do espectro de cores. Em residências podem ser usadas em cozinhas, banheiros, garagens, etc.
Dentre as lâmpadas fluorescentes a que tem grande aplicação em escritórios, mercados, lojas, por sua alta eficiência luminosa, é a do tipo HO (hig. output), queé indicada por razões de economia. Os equipamentos auxiliares das lâmpadas fluorescentes são o reator e o starter. Os reatores podem ser simples ou duplos, de alto ou baixo fator de potência, e aumentam a carga das lâmpadas em cerca de 25%.








LÂMPADAS À VAPOR DE MERCÚRIO
Estas lâmpadas não possuem starter, a partida é dada por meio de um resistor. O tempo de partida de umalâmpada a vapor de mercúrio é de aproximadamente oito minutos, enquanto que uma lâmpada fluorescente comum é de poucos segundos. É utilizada em larga escala na iluminação de ruas, jardins, postos de gasolina, em galpões, etc., por sua vida longa e alta eficiência. Potências que normalmente são fabricadas: 100, 175, 250, 400, 700 e 1.000W Quanto a cor emitida podem ser:
Clara – para aplicação em quenão haja necessidade de distinguir detalhe (ruas, posto de gasolina, etc.). Seu aspecto é azul-esverdeado.
Corrigida – para aplicações industriais e comerciais, quando há necessidade de corrigir a cor. O bulbo externo é recoberto com pintura fluorescente (phosphor).


LÂMPADAS MISTAS
Estas lâmpadas, ao mesmo tempo incandescentes e a vapor de mercúrio, são constituídas de um tubo dedescarga de mercúrio, ligado em série com um filamento de tungstênio. Este filamento além de funcionar como fonte de luz, age como resistência, limitando a corrente da lâmpada. Têm duas grandes vantagens sobre as lâmpadas a vapor de mercúrio comum: não necessitam de reator e podem ser usadas simplesmente em substituição à lâmpada incandescente. É aplicada em iluminação de ruas, jardins, armazéns,garagens, postos de gasolina, etc. Sua cor é branca azulada e agradável à vista.

LÂMPADAS PL

É uma lâmpada fluorescente compacta, possui starter incorporada à sua base, o que permite substituir lâmpadas incandescentes facilmente.
Possuem durabilidade em torno de 10 vezes mais que as incandescentes, além de ser 80% mais econômica. É ideal para residências e lojas comerciais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lampada
  • lampadas
  • Lampadas
  • Lampada
  • Lampada
  • LAMPADAS
  • lâmpadas
  • lampadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!