LALALAALA

893 palavras 4 páginas
O QUE E MUSICA BARROCA
Música barroca é toda música ocidental correlacionada com a época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750.
Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente. Na realidade, trata-se do aproveitamento de dois modos: o modo jônico (modo "maior") e o modo eólio (modo "menor").
Do Período Barroco na música surgiu o desenvolvimento tonal, como os tons dissonantes por dentro das escalas diatônicas como fundação para as modulações dentro de uma mesma peça musical; enquanto em períodos anteriores, usava-se um único modo para uma composição inteira causando um fluir incidentalmente consonante e homogêneo da polifonia. Durante a música barroca, os compositores e intérpretes usaram ornamentação musical mais elaboradas e ao máximo, nunca usada tanto antes ou mais tarde noutros períodos, para elaborar suas ideias; fizeram mudanças indispensáveis na notação musical, e desenvolveram técnicas novas instrumentais, assim como novos instrumentos. A música, no Barroco, expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas, como a ópera. Inúmeros termos e conceitos deste Período ainda são usados até hoje

PRINCIPAIS ARTISTAS
William Byrd
Claudio Monteverdi
Heinrich Schütz
Jean-Baptiste Lully
Dieterich Buxtehude
Marc-Antoine Charpentier
Heinrich Ignaz Franz von Biber
Johann Pachelbel
Arcangelo Corelli
Henry Purcell
Alessandro Scarlatti
François Couperin
Tomaso Albinoni
Antonio Vivaldi
Georg Philipp Telemann
Jean Philippe Rameau
Johann Sebastian Bach
Domenico Scarlatti
Georg Friedrich Händel

Relacionados