Lactose Seminario 1

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
A lactose é um dissacarídeo, considerado o açúcar do leite.
É um açúcar redutor, é o principal componente do leite de 4 a 6% do leite de vaca, de 70 a 80% do soro do leite de 6 a 8% do leitehumano.
É praticamente o único carboidrato presente no leite, representa aproximadamente metade dos sólidos não gordurosos e contribuiu para o seu valor energético, pois cerca de 30 % das calorias sãofornecidas por este açúcar (quatro calorias por grama) é mais encontrado no soro do leite.
Tem importância em vários processos tecnológicos a que se submete o leite, pois é o principal fator nos processosde acidificação (fermentação e maturação), contribui para o valor nutritivo do produto, está relacionada com a textura e a solubilidade de alguns alimentos congelados e desempenha papel preponderantena cor e no sabor de produtos tratados a altas temperaturas.

Fermentação: O leite constitui uma excelente fonte de nutrientes para as bactérias que o contaminam, algumas delas utilizam o seuaçúcar (lactose) como fonte de energia produzindo ácido lático. Essas bactérias são denominadas Bactérias Láticas e crescem bem à temperatura ambiente. Quando uma quantidade suficiente de ácido é produzida,a principal proteína do leite (caseína) coagula no seu ponto isoelétrico (pH 4,6), dando origem a um gel que prende a gordura e a fase aquosa.

Cristalização: Consiste na formação de partículassolidas no interior de uma solução homogênea de um soluto e um solvente. O tamanho a forma e a pureza dos cristais são importantes na cristalização para facilitar a lavagem e a filtração desses cristais.A cristalização é feita em 3 etapas:
1ª supersaturação: que é a etapa de evaporação do solvente.
2ª nucleação: é a etapa em que as moléculas do soluto dispersas no solvente começam a se juntar emclusters, em escala nanométrica. Esses clusters constituem o núcleo e só se tornam estáveis a partir de um certo tamanho crítico, que depende das condições de operação (temperatura, supersaturação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1 Seminario
  • seminario 1
  • SEMINARIO 1
  • Seminário 1
  • Seminarios 1
  • Seminario 1
  • seminario 1
  • Seminario 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!