Lactato Como Recursos Ergog Nicos

537 palavras 3 páginas
Lactato: de causa da fadiga a suplemento ergogênico?

Lactato é um composto orgânico produzido pelo organismo. É o produto final da glicose que ocorre em tecidos com baixa taxa de oxidação.

Durante anos, pesquisadores inseridos na área de fisiologia do exercício apontaram para o lactato como o principal causador da fadiga durante exercícios de alta intensidade. Hoje, por outro lado, já existem diversos estudos demonstrando que o lactato não possui qualquer efeito sobre a fadiga neste tipo de exercício, mas que a acidose muscular, ocasionada pelo acúmulo de íons hidrogênio no interior da célula muscular, seria o fator limitante para o desempenho físico durante exercícios físicos de alta intensidade.

A suplementação de lactato, substância que foi por muito tempo considerada um “vilão” do desempenho, por seu suposto papel no desenvolvimento da acidose e fadiga musculares, tem sido considerada uma estratégia interessante para melhorar o desempenho.

Com base na função do lactato como substrato energético, especulou-se que a sua suplementação poderia exercer ação ergogênica em exercícios de longa duração e intensidade moderada, nos quais o lactato seria utilizado especificamente como precursor gliconeogênico no Ciclo de Cori.

O NAD (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo) é uma molécula formada por dois nucleotídeos (semelhantes às unidades que formam os ácidos nucléicos), contendo a base nitrogenada adenina e uma molécula de nicotinamida. Trata-se de uma substância capaz de receber hidrogênio, isto é, funciona no metabolismo como um aceptor de hidrogênios, os quais são posteriormente transferidos a outras substâncias (dependendo da etapa do metabolismo envolvida), em reações que liberam energia.

Os recursos ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício. A palavra ergogênico é derivada das palavras gregas: ergo (trabalho) e gen (produção).
Com isso, o intuito da utilização

Relacionados