labqui

671 palavras 3 páginas
Relatório de aula prática- Titulação de neutralização

Primeiramente calculamos a massa de hidróxido de sódio para preparar 250 ml de solução 0,1 mol/L:

Em balança analítica colocamos um béquer de 250 ml e taramos, então pesamos 1,010 g de NaOH (hidróxido de sódio). Após dissolvemos em água destilada com um volume inferior de 250 ml. Com o auxílio de um funil, transferimos quantitativamente a mistura para um balão volumétrico de 250 ml onde obtivemos a marca de 150 ml. Após completamos o volume da solução com água destilada até a marca da aferição do balão, tampamos e agitamos para uma completa homogeneização.
Utilizamos uma bureta, e a lavamos três vezes com pequenas quantidades da nossa solução preparada de hidróxido de sódio, nesta operação verificamos se a torneira estava bem ajustada e sem vazamentos e escoamos todo o líquido antes da adição de mais volume.
Após fixamos a bureta com suporte universal com o auxílio de duas mufas e então enchemos a bureta com a solução, de tal maneira que a solução ficou cerca de 2 cm acima do traço zero, abrimos pouco a pouco a torneira para que escorresse o excesso de solução de modo que o menisco ficou coincidentemente com o traço zero. Verificamos que não havia bolhas de ar no tubo abaixo da torneira.
Posteriormente em balança analítica foi colocado um erlenmeyer de 250 mL, taramos a balança e pesamos m1=0,3516 g de KHC8H4O4 (biftalato de potássio), o mesmo já havia sido dessecado a 110-120°C durante uma a duas horas. Repetimos o procedimento mais duas vezes onde obtivemos m2= 0,3502 g e m3= 0,3571 g de biftalato de potássio.
Então dissolvemos a massa 1 de 0,3516 g com aproximadamente 50 mL água destilada e adicionamos duas gotas de fenoltaleína. Onde titulamos com hidróxido de sódio até o volume de 22,8 ml onde obtivemos uma coloração rósea que permaneceu persistente durante trinta segundos.

Repetimos o procedimento para a massa 2 de 0,3502 g com aproximadamente 50 mL água destilada e adicionamos duas gotas

Relacionados