Lab2exp04

1082 palavras 5 páginas
Universidade Federal do Pará
Centro de Ciências Exatas e Naturais
Departamento de Física
Laboratório Básico II
Experiência 04
CURVAS CARACTERÍSTICAS DE RESISTORES

1. OBJETIVO
Estudar as curvas características de resistores lineares e não lineares.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Um dispositivo condutor obedece à lei de ohm quando a sua resistência entre dois pontos quaisquer for independente do módulo e da polaridade da diferença de potencial que foi aplicada entre estes pontos. É muito comum errarmos ao dizer que a equação V = Ri é uma expressão da lei de ohm. Não é verdade! Esta equação permanece como a definição geral para a resistência de um condutor e se aplica a todos os condutores, independentemente deles obedecerem ou não à lei de ohm.
2.1 Elemento Resistivo Linear ou Ohmico
É aquele em que a razão entre a d.d.p. aplicada e a intensidade de corrente que o atravessa é constante. Ou seja, a resistência R do elemento resistivo é constante; e a curva V x I é linear.
2.2 Elementos Resistivos Não Lineares
São aqueles para os quais a razão entre a d.d.p. aplicada e a intensidade de corrente que os atravessam não é constante. Ou seja a resistência R do elemento não é constante. Isto implica em que a sua curva V x I característica não é uma reta. Assim em cada ponto define-se uma resistência aparente pela razão entre a ordenada e a abcissa correspondente a um ponto da curva.
Este comportamento de não linearidade da curva, pode depender de valores tais como a temperatura, iluminação, tensão, terminais do elemento, etc.
2.2.1 Filamento de Fio Metálico de uma Lâmpada
A resistência depende da temperatura conforme a relação
R = R0 [1 + α(t − t0 ) + β(t − t0 )2 + γ(t − t0 )3 ] onde R0 é o valor da resistência à temperatura t0 e α, β, γ são coeficientes cujos valores dependem da temperatura de referência. Eles serão positivos quando um aumento na temperatura provocar um aumento na resistência. É o nosso caso. Serão negativos quando um aumento de temperatura implicar na diminuição

Relacionados