La Tradici N Jur Dica Romano Can Nica

1812 palavras 8 páginas
John Henry Merryman. La tradición jurídica romano-canónica.
Tres tradiciones legales

No mundo contemporâneo há três tradições legais muito influentes: o direito civil, o direito comum e o direito social.
Ademais, tradição legal não é o mesmo que sistema legal (conjunto operativo de instituições, procedimentos e regras legais). Em um mundo organizado em estados soberanos e em organizações de estados, há tantos sistemas legais quanto os estados e as organizações.
Os sistemas legais nacionais se classificam com frequência em grupos ou famílias. Por exemplo, os sistemas legais de Inglaterra, Nova Zelândia, Califórnia e Nova Iorque se chamam sistemas de “direito comum” e há boas razões para agrupá-los em tal forma. Porém não se deve sugerir que tenham instituições, processos e regras legais idênticas. É certo que frequentemente se chamam nações de “direito civil”, e nesse texto trataremos de explicar por que se justifica seu agrupamento em tal forma. Também é importante reconhecer que há grandes diferenças entre os sistemas legais que operam nesses países, e que existem regras, procedimentos e instituições legais muito diferentes. Por exemplo, na Europa oriental, apesar das vigorosas forças que tendem a produzir a uniformidade dentre da esfera de influência soviética, existe uma diversidade entre as regiões que a compõem.
Tais diferenças entre os sistemas legais refletem o fato de que há vários séculos o mundo está dividido em estados individuais, condições intelectuais sob o qual destacou a importância da soberania do Estado e incentivou uma ênfase nacionalista sobre as características e tradições nacionais. Nesse sentido, existem muitos sistemas legais diferentes dentro de cada um dos três grupos ou famílias de sistemas legais. Porém, o fato de diferentes sistemas legais se agruparem sob um signo de “direito civil” demonstra que mesmo diferentes tais sistemas possuem semelhanças, chamadas aqui de “tradições legais”, que permitem se agruparem em direito comum ou

Relacionados

  • El dios en el cuerpo
    93719 palavras | 375 páginas