língua de sinais como marcador identitário e cultural .

Páginas: 8 (1942 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução
O presente trabalho fala sobre língua de sinais como marcador identitário e cultura .
É objetivo deste trabalho discutir alguns aspectos importante como o desenvolvimento do surdo,seu reconhecimento na sociedade,o modo,seus valores e costumes culturais.
1. Identidade geral
Segundo o dicionário (HOVAISS) identidade é um conjunto de caractéres particulares que identifica umapessoa.
De acordo com o livro (A Surdez um olhar sobre as diferenças),uma aproximação do conceito de identidade tal qual a história ensina a ver sob diferentes interpretações. Hall(1997,pág10) cita três diferentes conceitos de identidade presentes na história:
O iluminista que tendia para perfeição do ser humano;
O sociológico que pelo qual as identidades se moldam nas representações sociais ;e o damodernidade tardia em que as identidades são fragmentadas.
Sua intenção é usar essa última concepção de identidade para situar o sujeito surdo.Entendendo o conceito de identidades plurais múltiplas ; que se transformam,que não são fixas,imóveis,estáticos ou permanentes,que podem até mesmo ser contraditóriias,que não são algo pront.
A identidade é alogo em questão , em contrução ,uma construçãomóvel que pode frequentemente ser transformada ou estar em movimento e que empurra o sujeito em diferentes posições.
2.Cultura e Identidade Surda
É por meio da cultura que uma comunidade se constitui,integra e identifica as pessoas e lhes dá o carimbo de pertinência de identidade. Nesse sentido,a existência de uma cultura Surda ajuda a construir a identidade das pessoas surdas.Por essemootivo,falar em cultura Surda significa também evocar uma questão identitária. Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da sociedade. De acordo com Perlin (1998), a identidade pode ser definida como :
Identidade Flutuante ; na qual o surdo se espelha na representação hemôgenica do ouvinte,vivendo e se manifestando de acordo com o mundo ouvinte.Identidade Inconformada ; na qual o surdo não consegue captar a representação da identidade ouvinte , hegemônica , e se sente numa identidade subalterna.
Identidade de Transição ; na qual o contato com dos surdos com a comunidade surda é tardio ; o que os faz passar da comunicação visual-oral ( na maioria das vezes truncada) para a comunicação visual sinalizada - o surdo passa por um conflitocultural.
Identidade Híbrida ; reconhecida nos surdos que nasceram ouvintes e se ensurdeceram e terão presentes as duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral .
Identidade Surda ; na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais . Os surdos que assumema identidade surda são representados por discursos que os vêem capazes comosujeitos culturais,uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdos.
A preferência dos surdos em se relacionarcom seus semelhantes fortalece sua identidade e lhes traz segurança. É no contato com seus pares que se identificam com outros surdos e encontram relatos de problemas e histórias smelhantes ás suas : uma dificuldade em casa ,na escola,normalmente atrelada àproblemática da comunicação. É principaalmente entre esses surdos que buscam uma identidade surda no encontro surdo ,surdo que verifica o surgimento da comunidade surda . Surgem com ela as associações de surdos,onde se relacionam, agendam festinhas de final de semana,encontros em diversos points,como em bares da cidade,shoppings etc.
É nessa comunidade que se discute o direito à vida,à cultura,àeducação,ao trabalho,ao bem-estar de todos. É nela que são gestados os movimentos surdos (caracterizados pela resistência surda ao ouvintismo,à ideologia ouvinte). É por meio dela que os surdos atuam politicamente para terem seus direitos linguísticos e de cidadania reconhecidos,como destaca Felipe (2001).Nesse sentido, a Cultura Surda é focalizada e entendida a partir da diferença,a partir do seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • representações culturais e marcadores identitários
  • lingua de sinais
  • A língua como elemento identitário.
  • o que é lingua de sinais
  • Lingua de sinais
  • Língua de sinais
  • Lingua de sinais
  • LINGUAS DE SINAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!