kukf

4471 palavras 18 páginas
1
Rádio na Internet: desafios e possibilidades 1

Autor: Álvaro Bufarah Junior
Instituição: professor na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Centro
Universitário 2

Resumo: O desenvolvimento da tecnologia em diversas áreas intensificou o alcance do rádio pelo mundo. Esse processo foi ampliado pela digitalização dos recursos empregados na produção de produtos radiofônicos. Os Mds, Dats, CDs e os computadores somados a explosão dos usos de arquivos em mp3 na Internet impulsionaram o rádio para a plataforma tecnológica da rede mundial de computadores. Ao mesmo tempo, o rádio como veículo de comunicação, como conhecemos está sofrendo com a falta de criatividade e com a miopia dos empresários, que tornaram as programações homogêneas e pasteurizadas. Nesse contexto, as emissoras de Internet surgem como uma possibilidade atraente de resgatarmos o pioneirismo do rádio, já que permitem uma maior interação com o ouvinte facilitando não só a audição, mas a navegação pelos produtos radiofônicos.

Palavras-chave: rádio; produção; Internet;

1

Trabalho apresentado ao NP 06 – Rádio e Mídia Sonora, do IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa do
Intercom
2
Currículo: Mestre em Comunicação e Mercado – Fundação Cásper Líbero. Professor de produção em Rádio,
Tecnologia em Rádio e TV e Locução, na FAAP. Professor de radiojornalismo no Centro Universitário Nove de Julho.

2
1) Mediamorfosis: a transformação dos meios

O impacto dos avanços tecnológicos no rádio como veículo de comunicação de massa tem sido discutido em várias esferas que vão desde os acadêmicos até os profissionais do mercado.
Particularmente, Roger Fidler abriu uma janela interessante para visualizarmos este impacto, partindo de um termo que pode ser muito bem aplicado ao rádio em sua nova fase digital. O autor (1998:21) define como “Mediamorfosis: a transformação dos meios de comunicação, como resultado da interação entre as necessidades percebidas, as pressões políticas e de

Relacionados

  • Relatório de Pesquisa
    16438 palavras | 66 páginas
  • circulacao vertical
    169479 palavras | 678 páginas