kuhn

Páginas: 4 (825 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Ciência para Kuhn e Feyerabend

As teses de Kuhn e Feyerabend nos oferecem contribuições para as pesquisas atuais sobre o tema da mudança científica. A semelhança entre os dois autoresé uma teoria da percepção que admite divergência entre as observações e as coisas observadas. Thomas Kuhn foi um daqueles pesquisadores da Filosofia da Ciência que defenderam o contexto de descoberta,os aspectos psicológicos, sociológicos e históricos eram relevantes para a fundamentação e a evolução da ciência.
Feyerabend defende a idéia de que não há regras metodológicas que devamsempre ser usadas pelos cientistas. Afirma que a fundamentação do método científico limita as atividades dos cientistas e dessa maneira restringe o progresso científico. Desta forma, a ciência sebeneficiaria mais com anarquismo teórico. Ele também sugere que o anarquismo teórico é desejável também por ser mais humanitário do que outros sistemas de organização, pois não impõe regras rígidas aoscientistas.
Thomas Kuhn, a ciência, quando madura, deve ser regida por um único paradigma, que seria um conjunto de informações que mostrariam o que fazer e quais leis seguir. Desse modo,existe um critério de demarcação entre o conhecimento considerado científico e aquele não considerado. O primeiro seria regido por um único paradigma, enquanto que o segundo ainda estaria sob váriosparadigmas.
Um paradigma deve estar sempre apoiado a experimentos. No entanto, quando um paradigma mostra-se incapaz de explicar a uma série de dados observacionais, entra em crise, e podeceder lugar a um novo paradigma: a revolução científica então ocorre, e, de acordo com Kuhn, é por meio apenas de revoluções que a ciência pode progredir. A ciência então precisa de longos períodos deciência normal, mas também necessita de revoluções, geradas por crises, para avançar.
A ciência é um tipo de atividade altamente determinada que consista em resolver problemas (como um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Kuhn
  • kuhn
  • kuhn
  • Kuhn
  • Kuhn
  • Kuhn
  • Thomas kuhn
  • Thomas kuhn

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!