ksjdksjd

350 palavras 2 páginas
- Piolho de suíno

Encontrado nas pregas da pele, no interior das orelhas, nos flancos e na face interna dos membros. O piolho tem uma coloração marrom-acizentada e se alimenta freqüentemente, perfurando a pele e succionando o sangue. Causa uma irritação considerável e, dependendo da infestação, até anemia. O contágio ocorre por contato direto com outro animal ou instalações contaminadas. Os animais contaminados tornam-se inquietos e despendem muito tempo coçando-se. Pode ocorrer uma alteração na coloração da pele. Devido à irritação, os suínos não se desenvolvem satisfatoriamente.
Prevenção e controle
O tratamento é simples, à base de soluções inseticidas aplicadas sobre o suíno, com atenção às dobras de pele e ouvidos. Não se deve esquecer de aplicar nas instalações.

- Sarna suína

A sarna suína é uma doença de pele causada pelos ácaros. Esses ácaros passam toda a sua vida abaixo da pele do suíno. São muito pequenos e é difícil detecta-los a olho nu. O ciclo de vida, do ovo ao adulto, completa-se entre dez e quinze dias. O contágio ocorre por contato direto com outro animal.
Sintomas
Presença de crostras e aspecto de pele seca ao redor do focinho, das orelhas, dos olhos e na face interna das patas são indicativos da infestação. O ácaro espalha-se e se multiplica, causando irritação e edemas. O suíno, ao se coçar, provoca a exudação dos fluidos tissulares, originando as crostras.
Prevenção e controle
Um programa de controle da sarna suína deve iniciar-se pelos animais em reprodução. Os animais com lesões crônicas devem ser identificados, os que apresentarem lesões mais sérias devem ser descartados. Os demais devem ser rigorosamente tratados antes do parto. Os cachaços devem ser igualmente tratados. O tratamento deve ser repetido, pois os ovos existentes podem não ser atingidos durante o primeiro tratamento. Deve-se aplicar um produto sarnicida inclusive nas instalações.

Relacionados