Krl Marx

1562 palavras 7 páginas
ATIVIDADE DE KARL MARX
RESPOSTAS
1. Karl Marx estabelece a relação entre trabalho e valor, definindo inicialmente trabalho. Para esse pensador, trabalho pode ser definido como todo dispêndio de energia do homem utilizado para transformar coisas mortas em coisas de valor, ou mercadorias. Neste aspecto, Marx atribui a idéia de ressurreição ao trabalho, pois este é capaz de transformar coisas que antes não possuíam valor por produtos que podem ser facilmente comercializados, isto é, com valor. Neste sentido, observou Marx: De um lado, todo trabalho é um dispêndio de força de trabalho humana, no sentido fisiológico, e é nessa qualidade, de trabalho humano igual, ou abstrato, que ele constitui o valor das mercadorias.

2. A dependência do capitalismo em relação ao desenvolvimento das técnicas de produção. Mostra, ainda, como o trabalho, sob o capital, perde todo atrativo e faz do operário mero “apêndice da máquina”. Ou seja, mais-valia é a diferença entre o valor obtido com a venda de mercadorias, e o valor pago ao operário pelo seu trabalho.Era compreendida, segundo Marx, como o excedente de produção que o trabalhador deixa para o detentor dos meios de produção, sem que este seja remunerado por tal.

3. Marx define modo de produção como a forma como as sociedades transformam matérias sem vida em coisas úteis, que se configuram em mercadorias com algum valor. Para o autor, a importância de se conhecer estava relacionada à indicação de desenvolvimento das sociedades, uma vez que, para o mesmo, aquelas sociedades que possuem modos de produções mais especializados encontram-se em um estágio de maior desenvolvimento que outras.

4. Marx compreende que existem dois tipos de alienação: a política e a material. Ao estabelecer tais definições, Marx observa que a alienação política só pode ser superada a partir da práxis política dos trabalhadores, isto é, com o desenvolvimento de ações políticas com objetivo de transformar sua realidade inclusive a participativa,

Relacionados

  • lideres nacionalistas na africa e na asia
    7062 palavras | 29 páginas
  • Praça da República - Recife
    21395 palavras | 86 páginas
  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas