Kndfjishfjac

839 palavras 4 páginas
Analisando o ser humano como ser social, que atua e transforma o meio onde vive . e que responde ás características desse ambiente, as redes sociais digitais passam a ser excelentes recursos de aprendizagem, pois favorecem o contato entre as pessoas, de tal forma que podem utilizar diferentes mídias para se expressar.
O processo ensino aprendizagem que ocorre neste ambiente pode ter como respaldo a teoria sócio construtivista de Vygotsky, que tem como idéia central a de que todos os processos psicológicos superiores ocorrem primeiro nas relações sociais, processos intermentais ou processos interpsicológicos, sendo regulados e controlados pela interação, que no caso das redes sociais digitais são as interações entre os alunos, professores e os recursos tecnológicos.
40Revista Iluminart – ISSN : 1984-8625 – Número 5 – Agosto de 2010 - IFSP – Campus
Sertãozinho
Vigotsky adotava a abordagem histórica do desenvolvimento no estudo da natureza humana, orientando-se pela noção de que o “comportamento só poderá ser entendido como história do comportamento”, assim como pela idéia de que “as atividades tecnológicas de uma população são a chave da compreensão de seu psicológico”, idéia essa muito explorada por Vigotsky. (COLE; SCRIBNER, 1998, p. 11)
A passagem do processo interpessoal (processo social) para o intrapessoal
(processo individual) ocorre através da internalização, que é “a reconstrução interna de uma operação externa”.(VIGOTSKY, 1998, p.74).
A internalização é um processo lento, gradual e progressivo, no qual o ser humano cria e modifica o funcionamento intramental graças a reconstrução que ele faz dos mediadores e das atividades ocorridas durante o processo intermental.
As redes sociais digitais possibilitam esse contato com as tecnologias, além de criar um ambiente no qual as pessoas podem refletir antes de se manifestarem assim como ter contato com uma grande diversidade de

Relacionados