KLSDJI

319 palavras 2 páginas
TOBAX
José Mauro de Vasconcelos, famoso escritor brasileiro, foi homenageado em seu 95° aniversário noDoodle do Google desta quinta-feira (26). O desenho que substitui o nome do buscador lembra sua principal obra, o livro "Meu Pé de Laranja Lima", de 1968. Outros sucessos do autor são "Banana Brava", que contava a história de homens do garimpo, e "Rosinha, Minha Canoa", o primeiro título de sucesso de José Mauro.
Quem foi?
O escritor, nascido em 26 de fevereiro de 1920, no Rio de Janeiro, era filho de uma família portuguesa que migrou para São Paulo. Como seus pais tinham poucos recursos, José teve que ir para o Rio Grande do Norte, em Natal, onde foi criado pelos tios. Já adulto, ele entrou na Faculdade de Medicina da capital potiguar, mas abandonou o curso no segundo ano e retornou ao Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades. saiba mais
Google Flights: busque passagens aéreas baratas no Brasil e no mundo
Google dá prazo para banir conteúdo pornográfico do Blogger; saiba tudo
Google descontinua GTalk para Windows; veja alternativas de chat
De volta a sua cidade natal, José Mauro trabalhou nas mais diversas áreas: foi carregador, instrutor de boxe e garçom, até conseguir uma bolsa de estudos na Espanha. Desanimado com a vida acadêmica, ele abandonou os estudos após uma semana e foi percorrer a Europa. Junto com os irmãos Villas-Bôas, o escritor atravessou a região do Araguaia, onde conheceu o ambiente e lutou pelos índios.
Em 1942, ele estreou na carreira literária com o livro "Banana Brava", que refletia sobre o mundo dos homens do garimpo. A seguir veio "Rosinha, Minha Canoa" de 1962, o seu primeiro sucesso. Mas o livro "Meu Pé de Laranja Lima", lançado em 1968 que rendeu a fama do escritor. A obra é baseada em experiências pessoais de José Mauro e retrata o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida.

Relacionados