nisnca

776 palavras 4 páginas
1. BarretoCursistas: Regiane Reis e MarizeSituação de aprendizagem baseada na crônica:“Meu primeiro beijo”, AntonioBarreto
2. Plano de AulaDisciplina: Língua Portuguesa – 8º e 9ºAnoMotivoDesenvolvimento das competências leitora e escritora.Construir/Permitir um ambiente mais adequado à leitura e escrita;ObjetivosPropiciar um diálogo inicial sobre a relação entre língua e cultura.Propiciar experiências de aprendizagem significativas, por meio de tarefas nas quais os aprendizesenvolvam-se na construção e negociação de sentido com ênfase na compreensão.Promover experiências nas quais os alunos aprendam gradativamente a lidar com textos, mesmo semsaber todas as palavras presentes.HabilidadesFavorecer trabalho com os conteúdos atitudinais, e a construção de valores;Conhecer, observar, produzir e recriartextos;Ler, escrever ecompreender;Ler por prazer;Decodificar texto;Debater temas propostos;Aprimorar a leitura oral;Desenvolver habilidades de expressão e argumentação oral.ConteúdoTexto: Meu primeiro Beijo – Antonio Barreto.Fator de MobilizaçãoSensibilização;Leitura dirigida;Acompanhamento de trabalho em grupo;Produção dos textos em grupo;Despertar a habilidade de leitura e interpretação.
3. AvaliaçãoCriatividade, entendimento e produção de texto;Todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e,individualmente, por meio das atividades escritas/ orais.Estratégias:1ª Etapa:Sondagem e sensibilização através de imagens:Apresentealgumas imagens e questione os alunos com perguntas:1) Sobre qual tema vocês imaginam que vamos falar?2) O que representa o beijo para vocês?
4. 2ª Etapa: Apresentação da crônica: “Meu primeiro beijo”, António Barreto• Após a sensibilização e sondagem, apresente a crônica e leia-a para os alunos.Na sequência, peça aos alunos para fazerem a leitura compartilhada.Meu Primeiro BeijoAntonio BarretoÉ difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabemcom quem? Com o Cultura Inútil!

Relacionados