kljhgf

800 palavras 4 páginas
Factores básicos do desenvolvimento cognitivo  Maturação – processo de desenvolvimento que ocorre espontaneamente como resultado da embriogénese e que se reflecte na capacidade de manejar um número progressivamente superior de dados.
 Experiência física – experiência directa sobre os objectos e que requer uma abstracção simples.
 Experiência lógico-matemática – necessita já de uma abstracção reflexiva.
 Transmissão social (informação da Sociedade que chega ao indivíduo)
 Equilibração – entre a assimilação e a acomodação. 2. Princípios Fundamentais  Actividade do sujeito como instrumento fundamental de adaptação ao meio.
 A inteligência como função biológica e forma progressivamente mais elevada de adaptação a situações novas e mais complexas.
 As “invariantes funcionais”, funções de organização e adaptação, dois processos complementares, sendo o primeiro a parte interna e o segundo a parte externa de um ciclo:
- todo o acto vital manifesta implicitamente um certo grau de organização;
- a adaptação é um processo dinâmico e progressivo, que, por sua vez, compreende duas funções invariantes
ASSIMILAÇÃO ACOMODAÇÃO Assimilação: processo de reacção ao meio ambiente que se traduz na incorporação de novos conhecimentos em estruturas cognitivas pré-existentes; dá-se por selecção e não de modo casual. Acomodação: processo de modificação das estruturas, resultante da assimilação. O desenvolvimento cognitivo é visto como a resolução de uma tensão entre a assimilação e a acomodação, isto é, através de “equilibrações” e “auto-regulações”.
Para Piaget, a aprendizagem resulta de sucessivas fases de assimilação e acomodação. Um conceito importante é o de esquema, que é uma estrutura funcional criada pela assimilação, à qual se vão acrescentando assimilações futuras que criam novos esquemas. 3. Períodos de desenvolvimento O desenvolvimento das estruturas

Relacionados