klbvçvcbfg

304 palavras 2 páginas
Introdução

O que vem a ser uma blindagem eletrostática, por hora vamos imaginar um condutor oco, ou seja, uma caixa metálica, quando um corpo como este é eletrizado, as cargas elétricas tendemrapidamente a se localizar em sua superfície externa, distribuindo-se de modo a tornar nulo o campo elétrico em todos os pontos do interior do condutor.

Desta maneira, uma cavidade no interior deum condutor é uma região que não será atingido por efeitos elétricos produzidos internamente, desse modo, em dias de chuva, é favorável estar dentro de um carro, certamente estará seguro de raios. BLINDAGEM ELETROSTÁTICA

Como sabemos, o campo elétrico no interior de um condutor em equilíbrio eletrostático é nulo.
Uma aplicação pratica dessa propriedade é a Blindagem Eletrostática, que é umdispositivo empregado na proteção de aparelhos contra as influências elétricas. Constitui-se, basicamente, numa capa ou rede metálica que envolve o aparelho que se quer isolar.
A blindagemeletrostática mostra que uma pessoa dentro de um carro atingido por um raio nada sofrerá, pois a estrutura metálica do carro isola o seu interior das influencias elétricas externas.
Na pratica, isso pode sercomprovado facilmente, utilizando-se de uma gaiola com um passarinho no poleiro. Eletrizam-se as grades metálicas da gaiola e o passarinho continuará como se nada estivesse acontecendo.
O primeirocientista a praticar esse fenômeno foi o físico experimental inglês Michael Faraday (1791-1867).
Para mostrar que em um condutor metálico, as cargas se distribuem apenas em sua superfície externa, nãoexercendo, portanto nenhuma ação nos pontos internos, Faraday mandou construir uma gaiola metálica, que passou a ser conhecida como gaiola de Faraday. Ele Próprio colocou-se dentro da gaiola e mandouseus assistentes eletrizarem-na intensamente.
Com base nos dizeres a cima, podemos afirmar que como o campo elétrico é no interior de um condutor é nulo, essa propriedade é muito utilizada

Relacionados