Kkkk

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
Efeitos da corrente elétrica


Quando o interruptor é ligado, há passagem de corrente elétrica pelo filamento da lâmpada, o que provoca seu aquecimento e, como consequência, a emissão de luz.No nosso dia a dia, não podemos visualizar diretamente a corrente elétrica, da mesma forma como visualizamos o fluxo de água em uma mangueira, por exemplo. Mas podemos percebê-la de outras maneiras,como pelos efeitos que ela produz (por exemplo: quando ligamos o interruptor de uma lâmpada e ela ascende, quando ligamos a TV, o ventilador etc.). A grande utilização prática da eletricidade deve-se,certamente, à variedade de efeitos produzidos pela corrente. Abaixo vamos destacar algumas de suas principais aplicações.

Efeito térmico

Também conhecemos esse efeito como efeito joule,provavelmente o mais fácil de ser compreendido. Os elétrons transferem energia para os átomos da rede atômica, quando colidem com estes após serem acelerados pelas forças elétricas. Como consequência dessacolisão e transferência de energia, há um aumento na energia de vibração desses átomos e, consequentemente, um aumento em sua temperatura.

Essa caraterística é bastante aplicada em aparelhos quefuncionam como produtores de calor ou luz. Os exemplos mais básicos desses aparelhos são os ferros elétricos, lâmpadas incandescentes, secadores de cabelo etc.

Efeito químico

Esse efeito ocorrequando a corrente elétrica atravessa soluções eletrolíticas, provocando transformações químicas. É usado industrialmente nos processos de eletrodeposição, para revestir uma superfície de um metal com umacamada de outro, a fim de conferir a ele um bom acabamento e protegê-lo da corrosão. Os metais utilizados como revestimento são, principalmente, a prata, o ouro, o cromo, o níquel, o zinco, o cobre, oestanho e o cádmio.

Efeito luminoso

Esse efeito baseia-se no fato de gases ionizados emitirem luz quando atravessados por uma corrente elétrica. Como exemplo temos as lâmpadas fluorescentes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • kkkk
  • KKKK
  • kkkk
  • Kkkk
  • kkkk
  • kkkk
  • kkkk
  • kkkk

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!