kkkhgjkhu

4710 palavras 19 páginas
BIOLOGIA
3º Ano
3º bimestre

Aluno(a): __________________________________
Nº: _________
Turma: _________
Turno: Noturno
Prof.: Lourenço

GENÉTICA

PROBABILIDADE

A noção de probabilidade é uma ferramenta importante para se entenderem melhor as leis de Mendel. Essa noção permite lidar com os eventos que ocorrem ao acaso, também chamados aleatórios ou de sorte.
Um bom exemplo de evento aleatório é o do encontro de dois tipos de gametas, um espermatozoide e um óvulo. Imaginemos um homem de genótipo Aa, casado com uma mulher aa. A mulher produz sempre óvulos a; o homem produz dois tipos de espermatozoides: A e a. O fato de ser o espermatozoide A ou o espermatozoide a a fecundar o óvulo depende apenas do acaso; pode-se dizer, intuitivamente, que a chance ou probabilidade de cada um desses eventos ocorrer é de 1/2.
Outro exemplo: imagine o lançamento de uma moeda; podem ocorrer 2 eventos, com igual probabilidade: cara ou coroa. Se alguém nos perguntar qual a probabilidade de sair cara num lançamento, raciocinaremos assim: há 1 evento favorável (cara) em 2 eventos igualmente possíveis (cara e coroa). Diremos, assim, que a probabilidade é de 1/2.

Um dado comum tem 6 faces. Qual é a probabilidade de aparecer a face 5, ao jogar-se o dado uma só vez? Cada uma das 6 faces tem a mesma chance de aparecer, se o dado não for viciado. Assim, há 1 evento favorável (a face 5) e 6 eventos igualmente possíveis (as faces 1, 2, 3, 4, 5 e 6). A probabilidade, então, é de 1/6. No caso do mesmo dado, qual é a probabilidade de aparecer uma face par? Há 3 eventos favoráveis (2, 4, 6) e 6 eventos igualmente possíveis; assim, a probabilidade de aparecer uma face par é de 3/6 ou 1/2.
Estamos prontos, assim, para definir de forma simples o que seja probabilidade, desde que todos os eventos sejam igualmente possíveis.

A REGRA DO "OU"

Vamos ainda usar o exemplo do dado. Qual é a probabilidade

Relacionados