kjuhohojn

720 palavras 3 páginas
Programador e Desenvolvedor
Esses dois termos se correlacionam nas tarefas que executam, ao mesmo tempo em que se confundem, sendo usado indiscriminadamente para se referir as mesmas atividades. A grande verdade é que, apesar de parecer ter o mesmo significado aos olhos de muitas não experientes e até mesmo experientes, existem diferenças consideráveis entre elas.
Este post tem como objetivo expor as diferença básicas de ambos profissionais além de apresentar o papel do engenheiro de software. Também faremos um overview sobre o mercado de trabalho para este profissional e como se tornar mais competitivo.

O Programador
Segundo definição do dicionário Aurélio:
Programar: “Organizar, delinear o programa ou a programação de.”
É incontestável o importante papel do Programador para o desenvolvimento de software, suas habilidades principais incluem conhecer os fundamentos da linguagem de programação no qual trabalha, identificar erros em programas, executar testes para assegurar que os programas e os sistemas estão funcionando corretamente, interpretar os requisitos do sistema e traduzi-la para uma linguagem de programação, executar manutenções, além de muitas outras. O Programador é profissional que codifica, coloca a mão na massa e transforma uma funcionalidade em realidade. Agora você deve estar se afirmando, Mas o desenvolvedor também faz isso! A resposta é sim, no inicio eu disse que os dois termos se correlacionavam, não disse ? Vamos entender o papel do Desenvolvedor, e vai ficar mais claro.

O Desenvolvedor
A mesma maneira, segundo a definição do dicionário Aurélio:
Desenvolver: Adiantar, aumentar, melhorar, aperfeiçoar, fazer progredir.
Comparando ambas definições já é possível observar a diferença, na prática todo Desenvolvedor também é um Programador, o que os diferencia são a presença de qualificações que o Programador não possui. O desenvolvedor de software é um profissional com conhecimento multi-disciplinar, não apenas em informática,

Relacionados