Kjkfsdfsd df dfs df df

2162 palavras 9 páginas
oisdaf sdf sdfsdddddddddddddddddddddrço de 1937, filho de José e Sara Scliar. Sua mãe, professora primária, foi quem o alfabetizou. Cursou, a partir de 1943, a Escola de Educação e Cultura daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Rosário, uma escola católica.

Em 1955, passou a cursar a faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), onde se formou em 1962. Em 1963, inicia sua vida como médico, fazendo residência em clínica médica. Trabalhou junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), daquela capital. vite, torna-se professor visitante na Brown University (Departament of Portuguese and Brazilian Studies), em 1993, e na Universidade do Texas, em Austin. Colabora com diversos dos principais meios de comunicação da mídia impressa (Folha de São Paulo e Zero Hora). Alguns de seus textos foram adaptados para o cinema, teatro e tevê.

Nos anos de 1993 e 1997, vai aos EUA como professor visitante no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University.

Em 31 de julho de 2003 foi eleito, por 35 dos 36 acadêmicos com direito a voto, para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira nº 31, ocupada até março de 2003 por Geraldo França de Lima. Tomou posse em 22 de outubro daquele ano, sendo recebido pelo poeta gaúcho Carlos Nejar.

O escritor faleceu no dia 27/02/2011, em Porto Alegre (RS), vítima de falência múltipla de órgãos.

2- PEQUENA TEORIA DO ROMANCE

O romance, tal como o entendemos hoje, surgiu em meados do século XVIII, com o Romantismo, tendência oriunda do desgaste das fórmulas clássicas trazidas pelo Renascimento e esgotadas pelo modelo racional Iluminista, marcando sua ligação com o novo espírito burguês que libera suas pulsões individuais, rejeitando o modelo universalista e formal dos clássicos. Começa o império do eu, do sentimentalismo pessoal. O romance foi a forma encontrada pela literatura para enquadrar, em

Relacionados