Kjhgfds

971 palavras 4 páginas
Análise de textos de Maria Immacolata Vassallo de Lopes

O texto “A telenovela como narrativa da nação: Notas para uma experiência metodológica em comunidade virtual” de Maria Immacolata Vassallo de Lopes retoma a questão da revisão da identidade nacional no cenário globalizado adotando duas perspectivas: a teórica, através da temática das “narrativas da nação”, explorada por Anderson, Appadurai, Bhabha, Bauman, e outros ( Lopes, 2006) e a epistemológico-metodológica na temática das “comunidades virtuais” formadas pelos movimentos migratórios contemporâneos.
Ela propõe que essas duas perspectivas confluam numa experiência metodológica de investigação empírica que estamos iniciando, qual seja, a recepção da telenovela brasileira num espaço particular e inédito: a comunidade virtual de brasileiros nos Estados Unidos. Segundo Immacolata, “a telenovela vem se consolidando como objeto de estudo importante no campo da Comunicação do Brasil.” Vários aspectos têm ganhado enfoque, através de esquemas teórico-metodológicos originais.
Ao longo dos 44 anos de telenovelas brasileiras, o principal diferencial talvez seja a narrativa de nação que esta produção tem ganhado. Em função disso, para testar empiricamente essa assunção teórica, Immacolata está em vias de iniciar um estudo de recepção virtual de telenovelas junto a comunidades de brasileiros que vivem no exterior.
Juntamente com outros pesquisadores, Immacolata quer utilizar a experiência desenvolvida com os estudos de telenovela, particularmente um estudo de recepção em que desenvolveram um protocolo metodológico de multi-métodos (Lopes at al, 2002). Dele irão destacar o método etnográfico, o grupo de discussão e a entrevista. Trata-se de explorar esses métodos para sua adaptação on line em função de sua capacidade de contextualizar os processos de recepção para extrair conclusões sobre as práticas comunicacionais e culturais dos públicos. Para Immacolata, “Os desafios podem ser percebidos pelas transformações

Relacionados

  • kjhgfds
    481 palavras | 2 páginas
  • KJHGFD
    931 palavras | 4 páginas
  • hierarquia
    292 palavras | 2 páginas