Kierkgaard

Páginas: 2 (275 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
A CONCEPÇÃO DA ANGÚSTIA EM KIERKEGAARD THE CONCEPTION OF THE ANXIETY IN KIERKEGAARD
Willian Mendes Martins (Aluno-autor) - Arlenice Almeida da Silva (Orientadora) –
Campus de Marília– Faculdade deFilosofia e Ciências – Filosofia – willianmmartins@yahoo.com.br Iniciação Científica/FAPESP Palavras-chave: Angústia; Ética; Kierkegaard. Keywords: Anxiety; Ethic;Kierkegaard.

1.INTRODUÇÃO Estacomunicação é parte integrante de uma pesquisa que está se desenvolvendo com o financiamento da Fapesp, sob o título de “A teoria do romance do jovem György Lukácsà luz da filosofia da existência deSören Kierkegaard”, e em tal comunicação pretendo expor e caracterizar o conceito de angústia no livro “O Conceito de Angústia”, do pensadordinamarquês Sören Kierkegaard (KIERKEGAARD, 1973), tendo emvista a importância de tal obra para a compreensão da concepção ética de Kierkegaard.

2.METODOLOGIA O método do trabalho é a análiseda bibliografia selecionada, de forma crítica e estrutural, eespecificamente se ocupa justamente do conceito de angústia na obra Kierkegaard “O Conceito de Angústia”. 3. DISCUSSÃO ERESULTADOS PARCIAIS Como se sabe, Kierkegaard pensa a existência sempre de modo ase opor ao pensamento idealista, isto é de maneira clara, contra Hegel; assim, para o autor “a vida decide pornós, compromete-nos na existência” (LE BLANC, 2003, p.59). Tal compromisso, no contextodo existencialismo kierkegaardiano, significa que a vida sempre nos coloca diante da escolha;mesmo que se queira é impossível, diante das nossas próprias contingências, furtar-se de tais determinaçõesou escapar dos momentos de decisão. O que é relevante para Kierkegaard é o estadode alma (psicológico) daquele que se encontra em tal momento de decisão. O jovem Lukács pensa numa ética ainda“metafisicamente”, mas sob a forte influência da filosofia de Kierkegaard.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Soren kierkgaard

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!