khui

Páginas: 6 (1445 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2014
CORREÇÃO DOS EXERCICIOS
3º ano manhã – pagina 25
1- R: Acreditam os cientistas que a evolução se deu por transformações biológicas e adaptações nos organismos, isso se deu em milhões de anos então basicamente as diversas espécies que vemos por aí são partes de uma mesmo ser vivo que se adaptaram ao meio em que vivem.

2- Esta forma de classificação dos seres vivos é considerada natural, poisse trata de características recebidas por meio de relação de parentesco.

5- A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas.Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas.


Página 56
1- Para alguns cientistas os vírus são parte de linhagens contínuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Porém, para outros cientistas são consideradospartículas infecciosas pois não têm metabolismo próprio, se instalando em outros organismos para conseguir sobreviver, causando-lhes infecções.

2- a diferença entre o virus envelopado para o não envelopado é a presença do envelope junto com o peplômero, portanto o vírus envelopado é constituído por Ácido Nucleico, Capsídio, Nucleocapsidio, Capsômero. Vírus envelopado – AIDS. Vírus não envelopadobacteriófagos


3- Um tipo de vírus ataca apenas determinados tipos de células, por que o vírus só consegue infectar a célula que tiver em sua membrana substâncias às quais ele possa se ligar. Por exemplo: o vírus da poliomielite infecta apenas células nervosas, intestinais e da mucosa da garganta. O vírus da Rubéola já consegue infectar maior número de tecidos humanos. O vírus da gripe ébastante versátil e pode infectar diversos tipos de células humanas.

4- No ciclo lítico, o vírus invade a bactéria, onde as funções normais desta são interrompidas na presença de ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA). Esse, ao mesmo tempo em que é replicado, comanda a síntese das proteínas que comporão o capsídeo. Os capsídeos organizam-se e envolvem as moléculas de ácido nucléico. São produzidos,então novos vírus. Ocorre a lise, ou seja, a célula infectada rompe-se e os novos bacteriófagos são liberados. Sintomas causados por um vírus que se reproduz através desta maneira, em um organismo multicelular aparecem imediatamente. Nesse ciclo, os vírus utilizam o equipamento bioquímico(Ribossomo)da célula para fabricar sua proteína (Capsídeo).

No ciclo lisogênico, o vírus invade a bactéria oua célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular. Durante o processo de divisão celular, o material genético da célula, juntamente com o material genético do vírus que foi incorporado, sofrem duplicação e emseguida são divididos equitativamente entre as células-filhas. Assim, uma vez infectada, uma célula começará a transmitir o vírus sempre que passar por mitose e todas as células estarão infectadas também. Sintomas causados por um vírus que se reproduz através desta maneira, em um organismo multicelular podem demorar a aparecer. Doenças causadas por vírus lisogênico tendem a ser incuráveis. Algunsexemplos incluem a AIDS e herpes.


5- Redução da fotossíntese, síntese proteica, respiração, compostos fenólicos e agentes controladores do crescimento; com consequente aparecimento de manchas, alterações dos órgãos afetados, necrose, redução da produtividade, e retardo do crescimento; são os principais sintomas verificados.

6- Geralmente, o contágio se dá de uma planta para outra, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!