khbkj

557 palavras 3 páginas
FUNÇÕES DE CRESCIMENTO
Funções exponenciais e Funções logarítmicas

Módulo – A9
Tiago Assis 3ºano GESTÃO
ÍNDICE

CAPA 1
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO DO TEMA 4 a CONCLUSÃO 5
BIBLIOGRAFIA 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi surgiu no âmbito da disciplina de Matemática, que nos é lecionada pela professora Cecília Silva e tem como finalidade a reflexão do tema, Funções de Crescimento – Funções exponenciais e Funções logarítmicas.
O objetivo deste trabalho é explicar a aplicação das funções exponenciais e logarítmicas quando, onde e o porquê da sua aplicação.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA

FUNÇÕES DE CRESCIMENTO

Podemos encontrar dois tipos de funções de crescimento, correspondentes a duas atitudes ou filosofias aparentemente contraditórias: as funções de crescimento empíricas e as funções de crescimento analíticas ou funcionais (modelos funcionais ou de base biológica). Os modelos funcionais são derivados diretamente a partir de proposições lógicas sobre as relações entre variáveis, enquanto que nos modelos empíricos se estabelece apenas a relação entre a variável dependente e variáveis independentes de acordo com um fórmula matemática - p.e. linear, parabóica - puramente artificial. Se um modelo matemático de crescimento for baseado em proposições lógicas sobre a biologia do crescimento, então as estimativas dos parâmetros obtidos com base nos dados podem ser interpretadas de acordo com a formulação do modelo, permitindo avançar no conhecimento das relações funcionais - causa/efeito - entre variáveis.
As funções a utilizar na modelação do crescimento biológico, quer sejam de natureza empírica ou deduzidas a partir de princípios biológicos, devem apresentar uma forma que esteja de acordo com os princípios do crescimento biológico:

a curva é limitada pela produção zero no início (t=0 ou t=t0, consoante a variável em questão toma

Relacionados