Kaus Frey

933 palavras 4 páginas
No texto de Klaus Frey, o mesmo apresenta aos seus leitores a necessidade de compreensão a respeito de questões inerentes ao processo de percepção, formulação, implantação e análise dos resultados das políticas adotadas no decorrer da construção da história político-econômica das sociedades de forma geral e no final, a cerca do desenvolvimento da construção político-econômica brasileira e seu processo de desenvolvimento na construção de um Estado capitalista.

Através de dados históricos, mais especificamente dentro de um estudo que compreende o período que vai dos anos de 1930 até os anos 2000, notamos uma atuação direta do Estado na construção de um Estado forte, consolidado e centrado nas suas forças. Todavia, a história revela uma atuação de um Estado como “agente do desenvolvimento” ou “impulsionador” do desenvolvimento dos países e de suas economias.
O estudo nos mostra ainda que, ao mesmo tempo em que o Estado assume a posição de fomentador de uma sociedade democrática e socialmente igualitária, a história também nos apresenta fracassos que foram ocorrendo na administração política, inclusive a brasileira. O Estado, como próprio fomentador do desenvolvimento foi também, em um outro momento, através de crises econômicas e financeiras, o financiador do seu fracasso como agente regulamentador da economia e da sociedade. Isto permitiu que o próprio governo enfraquecesse as políticas que contribuiriam, para além da gestão, com o fortalecimento e concretização das medidas adotadas no decorrer do processo de desenvolvimento, democratização e institucionalização do capitalismo, ou seja, no enfraquecimento das Políticas Públicas, econômicas, financeiras e sociais.

No contexto para o estudo da análise de Políticas Públicas no Brasil, Klaus Frey apresenta sua tese de estudos sobre as políticas ambientais em dois municípios brasileiros. Contudo, o autor também contribui para fundamentação teórica no campo, além de permitir uma análise conceitual, sobre a gestão

Relacionados

  • COLAPSO JARED DIAMOND
    226855 palavras | 908 páginas
  • HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA • VI África do século XIX à década de1880
    382103 palavras | 1529 páginas