Kaspar Hauser Let Cia Borges Dos Santos

469 palavras 2 páginas
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Eva Chagas
Psicologia da Educação: Aprendizagem
Letícia Borges dos Santos

KASPAR HAUSER E OS TIPOS DE ESCOLA
O Enigma de Kaspar Hauser, filme alemão gravado em 1974, conta a história de um jovem que foi criado isolado da sociedade. Sem ter contato com o mundo exterior, apenas vivendo dentro de um quarto fechado, Kaspar Hauser não desenvolve capacidades humanas normais de linguagem e coordenação. Em seus 16 anos, Hauser é deixado em Nuremberg e futuramente é acolhido por uma família, que passa a ajuda-lo a se comunicar e a guia-lo em sua socialização.
Os métodos que foram usados para ajudar com que Kaspar Hauser aprendesse a linguagem humana, suas significações e símbolos foram muito parecidos com os métodos que hoje são aplicados em escolas. Um deles é baseado na teoria Socio-interacionista, de Lev Vikotsky. Nela, o teórico acredita que o homem como um ser se forma em contato com a sociedade. Para Vikotsky o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Ou seja, o convívio em sociedade é indispensável para a formação do ser humano. A interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente é o que caracteriza o ser. Nas escolas que se baseiam nessa teoria, as atividades em grupo e o constante contato com o outro são essenciais. Acredita-se que essa interação é a base para a formação humana. Podemos ver que a interação foi essencial para que Kaspar Hauser começasse a entender melhor o mundo e a si mesmo.
Já outro método visto tanto no filme, como atualmente, é o Construtivismo. No filme, vimos cenas onde se tenta explicar para Kaspar Hauser que é natural que uma maçã, depois que cresça, caia em algum momento no chão. Para Hauser, a maçã apenas está querendo descansar. E quando ela é jogada para que pare em algum lugar da terra, porém acaba indo para a grama, Hauser diz que a maçã foi mais esperta que os homens e se escondeu. Nessas falas, podemos ver que ele ainda não aprendeu o que é do

Relacionados