Conceito Tico Greg1

1230 palavras 5 páginas
Conceito ético grego:
O contexto da sociedade grega favoreceu para o surgimento de reflexões sistematizadas a cerca da ética. A ética grega surge com a especulação dos filósofos sobre os costumes do seu tempo e das suas cidades, isto é, além das práticas habituais de conduta, também as crenças de caráter religioso aí implicado.

Platão: ‘’ A ética se consiste em conduzir o ser humano a pratica do bem. ‘’
Para Platão, a ética deve ter como base a ideia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar diversos elementos que desembocam no mesmo fim. Como por exemplo, a medida entre o prazer e a inteligência, é por meio deste equilíbrio que as ações humanas atingem o bem. Na concepção platônica, o bem não está nas coisas matérias, mas em tudo aquilo que permite o engrandecimento da alma. Para que isso aconteça, o ser humano precisa desprezar os prazeres corporais e abrace as virtudes próprias da alma.

Aristóteles: ’’A ética se define em buscar a felicidade dentro do ser humano se este homem se esforçar a atingir a sua excelência. ’’ Aristóteles defende que a felicidade é definida como uma atividade da alma que vai de acordo com uma perfeita virtude. Por exemplo, a contemplação, o prazer e a política são vias de acesso do homem à felicidade desde que sejam em moderação.

Sócrates: ‘’ Sócrates defende a identidade entre os interesses individuais e os comunitários como único caminho para a felicidade, o que implica na valorização da bondade, da moderação dos apetites, na busca do conhecimento. ‘’ Ele próprio pensa na Ética não como uma especulação abstrata, mas como uma força transformadora, capaz de trazer a felicidade a ambos, Sociedade e Indivíduo. Sócrates dizia que “Ninguém faz o mal voluntariamente, mas por ignorância, pois a sabedoria e a virtude são inseparáveis.”.

Relacionados