Karou_jau

444 palavras 2 páginas
ABORDAGEM HUMANISTA

Teórico/ Defensor: CARL ROGERS e NEILL

MODELO PEDAGÓGICO
MODELO EPISTEMOLOGICO
Não – Diretivo
Apriorismo
A ----------------P
S ----------------O
Já traz consigo o potencial genético que será desenvolvido com o tempo e envolvimento do aluno
Facilitador
Utiliza o “Laisser faire” (deixar fazer)
Mínima interferência do professor
Nessa abordagem, o sujeito (S) já nasce com o conhecimento programado na genética, tendo o mínimo de influência do Meio Social (O).

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS:
HOMEM
O aluno já nasce com potencial e aprende pela descoberta, livre de métodos. Esta em constante mudança e de acordo com Rogers: “O homem é arquiteto de si mesmo”.
MUNDO
O mundo está cheio de particularidades e na medida em que a pessoa vai vivenciando-as, estas vão adquirindo significado para ele.
SOCIEDADE – CULTURA
O objetivo é formar cidadãos autônomos e auto responsáveis. É dada muita importância aos trabalhos em grupo, visando o relacionamento interpessoal, valorizando o respeito, a dignidade, etc.
CONHECIMENTO
O conhecimento está ligado ao ser humano e a curiosidade é fundamental. O aluno vivencia o próprio mundo e é nesse mundo que esta o seu objeto de estudo e interesse.
EDUCAÇÃO
A educação vai além da escola. O aluno deve desenvolver a autoaprendizagem e tudo o que esta ligado ao crescimento pessoal, interpessoal e intergrupal é valorizado e considerado como educação.
Segundo Rogers e Neill, a sociedade atual têm cada vez mais impedido à auto realização do individuo, por conta da idealização de uma sociedade adequada.
ESCOLA
Respeita a individualidade do aluno, possibilitando a autonomia.
ENSINO – APRENDIZAGEM
O ensino é centrado no aluno, estimulando o auto conhecimento. O professor é um facilitador e deve estimular o aluno a desenvolver suas potencialidades, com uma aprendizagem significativa.
Para Rogers e Neill, prêmios e exames desviam o desenvolvimento da personalidade. A criança deveria aprender na escola

Relacionados