karl marx

Páginas: 2 (430 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1. Explique o significado de alienação dado por Karl Marx.
É o fato de o trabalhador não se enxergar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, o trabalhador é separado do produto final de seutrabalho.

2. Como Marx concebe as classes sociais e suas relações políticas?
Para Marx os conflitos sociais existentes dão-se entre, de um lado a burguesia e o Estado e de outro os proletariados,um modo novo de ver a sociedade burguesa: compreendê-la para suprimi-la.

3. Que fatos históricos contribuíram para a origem do capitalismo?
o excedente de produção, no final da idade médiaquando a economia deixou de ser de subsistência para a primeira revolução industrial
a reforma protestante quando a pobreza material passou a ser considerada como fracasso espiritual, também foipromovida uma vida austera sem grandes extravagâncias carnais .
as grandes navegações - que foi o inicio da globalização
o racionalismo - o homem sai do obscurantismo e se torna mais racional,os novosinventos que propiciaram o homem descobrir outros mundos e outros horizontes.
acredito que são alguns fatos importantes da historia que contribuíram para a organização da sociedade capitalista e aconsolidação do capitalismo foi a queda do muro de Berlim, quando foi constatado que a proposta comunista era somente uma ideologia.

4. O que é salário? Como se determina o valor do salário?
É oproduto entre mercadoria e tempo de trabalho,se determina na quantidade de mercadoria produzida em uma hora de trabalho.

5. Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?
O trabalhador o produzmais do seu salário ,e o produto vai para as mãos do capitalista,assim como um boi rende mais do que consome,o trabalhador produz mais do que seu salário é pago.
6. Segundo o autor de “O Capital”, deonde provém o lucro do capitalismo? Por quê?
um trabalhador é capaz de produzir em 6 horas todos os alimentos e todas as necessidades de que ele precisa para ser capaz de trabalhar 12 horas. Estas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl marx
  • karl marx
  • KARL MARX
  • kARL MARX
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!