karate

Páginas: 26 (6448 palavras) Publicado: 13 de abril de 2014
O que é o Karate?

Karate ou karate-do é uma forma de budo (caminho do guerreiro). Arte marcial japonesa que tem a sua origem em Okinawa e foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922. O Karate enfatiza as técnicas de ataque (i.e. socos e pontapés) ao invés das técnicas de luta corpo-a-corpo.
A prática do Karate pode ser dividida em três partes principais: kihon, kumitee kata.

Kihon é o estudo dos movimentos básicos.

Kumite significa luta e pode ser executada de forma definida ou de forma livre (randori).

Kata significa forma e é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas de movimentos.

O Karate no Mundo – Origem

Tudo começou em Okinawa



Okinawa, situada a 480 quilômetros ao sul da extremidade do Japão(continente) e dista a 1.600 quilômetros de Tóquio, é uma ilha pequena, com uma área de aproximadamente 115 quilômetros quadrados com um clima subtropical, podendo ocorrer até 45 tufões em um único ano.
A cultura antiga de Okinawa caracterizava-se por uma tradição matriarcal bem definida. Era formado por um rei e uma grande sacerdotisa, da qual as tropas quando enviadas para a guerra, eram em nomeda grande sacerdotisa e não ao rei, pois as deusas eram vistas como as verdadeiras protetoras dos seres humanos por eles.
Constantemente em guerra foram unificados em 1429 os Três Reinos (do Norte, do Centro e do Sul), por Sho Hashi, fundador da dinastia Sho. Durante esta dinastia foi estabelecida a proibição da propriedade provada de armas. Eis que graças ao lucrativo comércio com a China, Japãocontinental e com o restante do sudeste da Ásia, o reino de Ryukyu floresce até ser invadido, em 1609, pelo samurai de Satsuma, um feudo em Kyushu considerado o mais guerreiro do Japão.

Apesar de terem sofrido materialmente, os okinawanos mantiveram sua rica e espiritualizada cultura centrada em música, poesia, dança e na celebração da vida em geral. Os senhores de Satsuma mais tarde, impedirama importação de armas pelo governo, para afins de autodefesa.

Muitos se admiravam de como um povo conseguia viver em paz e ordem sem recorrer a armas, porém, isto não seria sinônimo de que eles fossem fracos e indefesos.
Como Okinawa esteve em contato estreito com a China por séculos, não é de se surpreender que “mão chinesa” (significado original de Karatê), viesse deste convívio já que osokinawanos aprenderam diversas formas de boxe chinês e, com o passar dos séculos, foi criada pelas classes altas de Okinawa, formas mais nativas de arte marcial.
As artes marciais em Okinawa eram praticadas em segredo, para evitar sua observação por parte dos senhores de Satsuma como das escolas rivais. Muitos movimentos do Karatê foram engenhosamente incorporados à dança folclórica de Okinawa.
Aprática de artes marciais em Okinawa, na época, nunca teve o apoio popular e tampouco existia dojos para os treinamentos. O karatê era praticado à noite, atrás dos muros de jardim, no interior das florestas ou ao longo das praias desertas.
Em contraste com o Japão, onde as técnicas eram cuidadosamente catalogadas em rolos de pergaminho e as linhagens de transmissão claramente delineadas, emOkinawa quase nada era escrito e mantido em registros, o que tornava praticamente impossível chegar a qualquer conclusão concreta sobre a história das artes marciais na ilha.
Tudo começou em Okinawa

Gichin Funakoshi (1868-1957) – O pai do Karatê


Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, a capital de Okinawa, provavelmente em novembro de 1868. O ano oficialmente registrado de seu nascimento é 1870,mas em sua própria autobiografia, Funakoshi escreveu que foi feita uma alteração posterior para permitir que ele participasse de um exame aberto aos nascidos em 1870. Na lápide de seu túmulo consta o ano de 1870, mas durante a sua vida, Funakoshi usava as duas datas, ou seja, muito provavelmente ele não sabia por exato o ano de seu nascimento.
Funakoshi pertencia à família chamada Shizoku,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karatê
  • Karate
  • Karatê
  • Karate
  • Karate
  • karate
  • Karate
  • karate

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!