Juventude hitleista

359 palavras 2 páginas
Juventude na Alemanha – Jovens durante o governo de Hitler:
Adolf Hitler sempre foi consciente da necessidade de conquistar os jovens na construção de uma nova Alemanha. Para cativá-los e propagar sua ideologia o líder e o Partido Nazista usaram de muitas ferramentas, estando entre elas a formação de núcleos liderados e frequentados por jovens: a Juventude Hitlerista. Com a finalidade de pregar a ideologia do Nacional Socialismo, seus frequentadores realizavam atividades, as quais envolviam uma disciplina militar e estimulavam maneiras de pensar e agir que os formassem dentro dos critérios nazistas de bons alemães. Uns foram até as últimas consequências em nome da lealdade, outros se arrependeram ao entender o que realmente se passava dentro dos grupos ou se irritaram com o excesso de disciplina imposta pelos líderes.
A Juventude Hitlerista propriamente dita só podia ser integrada por jovens dos 14 aos 18 anos, antes disso havia outros níveis de formação: Pimpf e Jovem Camarada. Após os 18 anos, havia os grupos de Cooperação para o Trabalho. Para as mulheres também havia uma estrutura dividida por faixa etária: Jovens Donzelas (10 aos 14) e Liga das Moças Alemãs (14 aos 21). Esse conjunto de classes juvenis possuía, ao fim, a mesma finalidade e utilizava recursos muito semelhantes para treinar e doutrinar seus jovens.
A Juventude Hitlerista era, para muitos deles, um ambiente de convívio social onde estavam todos os amigos, praticando esportes, disciplinando-se, acampando, etc. A atividade política consciente só se dava de fato quando já estavam mais velhos e envolvidos pela ideologia que os doutrinara desde pequenos.
Assim a rebeldia e a presença de ideais característicos da juventude já eram moldadas antes mesmo de surgirem ou de amadurecerem. Diante deste quadro deve-se pensar que estes jovens sentiam-se donos de uma rebeldia que não era compreendida por todos, pois as ações e ideais de Hitler eram vistos com desconfiança por muitos pais e mães, mas não

Relacionados