justificativa de tcc de publicidade

Páginas: 8 (1818 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
Justificativa

Depois das grandes conquistas que as mulheres tiveram ao longo da história - direito de votar, opinar, igualdade de trabalho, frequentar universidades- a sociedade abriu espaço para que fossem livres. Porém, no século XX, a indústria do consumo as fez novamente “escravas”, dessa vez de um padrão inatingível de beleza.
A indústria do consumo tem o objetivo de vender seusprodutos, sejam eles: Cigarros, carros, cervejas, roupas, calçados, ou até mesmo comidas, com o corpo da mulher. Mas, esta imagem de corpo perfeito, trouxe consequências drásticas à nossa sociedade, na qual milhares de mulheres insatisfeitas criam uma meta inatingível de ideal de beleza, e se prejudicam tanto psicologicamente quanto sua saúde. Diante disso, procuro mostrar através de pesquisas, o queestas influências dos meios de comunicação geram na mente dos consumidores.
O conceito de mulher, dona de casa, mãe e esposa, mudou. As mulheres ainda são mães, esposas e dona de seu lar, porém, junto a tudo isso, estão no mercado de trabalho atuando de forma efetiva diversas funções. As conquistas são constantes, e as quebras de tabus são diárias, em meio a esta avalanche cultural que temosvivido.
Descarte, em meio a todas essas conquistas, temos vistos, também um verdadeiro massacre humano, onde pessoas, principalmente mulheres, dilaceraram seu prazer de viver e sua liberdade para atingir o inatingível padrão de beleza, pregado pelas mídias em nossas vidas.
As cobranças que as mulheres tem feito a si mesma para atingir o padrão de beleza imposto pela mídia, tem lhes prejudicado emtodos os sentidos, tanto psicológicos, como em seu corpo. A sociedade exige uma dupla ou tripla jornada de trabalho (cuidar da casa, do marido, das crianças, do emprego, do curso de especialização, do cabelo da estética, entre outros). Diante de tudo isso vem o stress, a não aceitação de seu corpo, as dietas malucas, distúrbios alimentares e mais tarde doenças como bulimia e anorexia nervosa.
Osmeios de comunicações tem imposto um estereotipado padrão de beleza feminina, os comerciais, desfiles, novelas, propagandas tem mostrado que para ser aceito na sociedade deve ser magra, vestir manequim 36. Nas capas das revistas vemos belos corpos de modelos magérrimas, a pura perfeição. Diante disso vem a cobrança de ser assim, para se sentir bonita e atraente, sexy, bem vista e aceita pelasociedade, assim como afirma Bohm:
“O padrão estético de beleza atual, perseguido pelas mulheres, é representado imageticamente pelas modelos esquálidas das passarelas e páginas de revistas segmentadas, por vezes longe de representar saúde, mas que sugerem satisfação e realização pessoal e, principalmente, aludem à eterna juventude” (BOHM, 2004, p.19).
As mulheres, que ao longo dos anos vêm lutando porsua liberdade de expressão, independência financeira e direito de voto, consideradas por muitos anos como o sexo forte, mostram-se hoje como o sexo frágil e escravas do padrão de beleza imposto pela mídia.
O Instituto de Pesquisa Ideafix falou com mulher de 18 a 45 anos em todo o país para descobrir mais sobre a relação que elas têm com seu corpo e as cirurgias plásticas e o resultado foi que71,5% das mulheres, em todas as faixas etárias, têm preocupação com a imagem e pensam em cirurgia plástica. A ordem de desejo é lipoaspiração, abdominoplastia e aumento dos seios, que denunciam as partes mais problemáticas para a aceitação feminina: barriga, seios e bumbum.
Entre os 35 e 39 anos é o momento em que a mulher está mais segura com seu corpo - 67,9% das mulheres se declaram felizesesteticamente falando. Antes disso, dos 30 aos 34, a coisa fica feia. Se olhar no espelho é um desafio, já que metade das mulheres não está feliz com a própria imagem.
Em relação aos lugares em que vivem as mulheres mais felizes com o próprio corpo, Belo Horizonte é o vencedor: 78,6% das mulheres se dizem felizes com o próprio corpo. São Paulo (58,2%), Rio de Janeiro (54,4%), Porto Alegre (46,7%) e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Justificativa tcc
  • Justificativa TCC
  • TCC- Justificativa
  • justificativa tcc
  • justificativa tcc
  • TCC JUSTIFICATIVA
  • Justificativa tcc
  • Justificativa tcc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!