Just_in_time_de

11935 palavras 48 páginas
7

INTRODUÇÃO
O tema central deste trabalho é o sistema de produção just in time ou JIT. Ao falarmos de just in time surge de imediato a idéia de produção sem estoque, inventários ao nível de zero, produção “magra” e sistema de produção japonês. É que esta técnica, se assim a podemos chamar, é uma das características mais visíveis de muitas das empresas do Japão, cada vez mais disseminada pelo tecido empresarial mundial.

O presente trabalho tem como principal objetivo encontrar o ponto de equilíbrio da empresa atendendo a demanda com o mínimo de matéria-prima e mão-de-obra agregada e respeitando os prazos estabelecidos.

Porem como ser competitivo no mercado, se uma das principais limitações do
Just in Time está ligada a própria flexibilidade de faixa do sistema produtivo, no que tange a variedade de produtos oferecidos e as variações de demanda de curto prazo.
Isso de certa forma provoca limitações no mix.

No seio de um ambiente competitivo de algo modo turbulento, as empresas mais do que nunca precisam definir uma estratégia que especifique o tipo de vantagem competitiva que devem seguir no seu setor, e como a pretendem alcançar.

O sistema just in time foi um tema bastante abordado nos anos setenta/oitenta, altura em que todo o mundo se voltava com curiosidade para a forma produtiva das empresas japonesas. Muitos se interrogavam se tal adviria da cultura própria deste país, mas a aplicação desta técnica em outros países, provou que a base se encontra na organização em si. Muitos artigos e livros foram escritos acerca do JIT e dos seus vários elementos. Atualmente é dada mais atenção não ao sistema em si, mas às suas condições de aplicabilidade e às suas reais vantagens/proveitos.

Existem vários motivos que levam a que a aprendizagem e compreensão deste tema seja de grande importância. Com vista ao desenvolvimento de alguns processos e

8

conceitos inerentes a este sistema, subdividiu-se o trabalho em três partes, uma

Relacionados