065965181317

1136 palavras 5 páginas
SÍNTESE: ECONÔMIA POLÍTICA:
CAPÍTULO I
TRABALHO, SOCIEDADE E VALOR.
O trabalho encontra-se na base da atividade econômica, ele é responsável pela produção dos bens, tornando possível a criação dos valores que compõe a riqueza social.
1.1. Trabalho: transformação da natureza e constituição do ser social
O homem que compõem a sociedade apresenta uma satisfação material de suas necessidades que justamente possui uma interação com a natureza, ou seja, a sociedade através do homem transforma matérias naturais em produtos, que sejam capazes de satisfazer as necessidades do homem e essa transformação ocorre através do trabalho. Com o passar do tempo, o trabalho:
_Exige instrumentos que ao longo do seu desenvolvimento, vão se colocando entre os que o executam e a matéria.
_Por consequência das repetições e experiências vividas pelo homem, passa a exigir habilidades e conhecimentos.
_Deixa de ser usado apenas para satisfazer a necessidades.
Essas características são responsáveis por um tipo novo de atividades as quais, distinguem e diferenciam uma espécie animal da natureza.
“[...] O trabalho é um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza.”
O trabalho é conduzido por um fim, ou seja, uma finalidade. Constitui uma objetivação do sujeito que o pratica, pois é objetivo quando se fala em transformação material da natureza e, é subjetivo quando se fala no sujeito. O trabalho atende a um grupo de sujeito, por isso ele é sempre uma atividade coletiva que denominará o social. O trabalho além de transformar a natureza, transforma também o sujeito: o trabalho proporcionou uma evolução humana, fazendo com nascesse o ser social, ou seja, através do trabalho o homem se distingue da natureza como animal.
1.2. Trabalho, natureza e ser social.
Toda e qualquer sociedade humana tem sua origem à existência da natureza. A natureza é composta de seres inorgânicos e de seres

Relacionados