Juros

Páginas: 20 (4835 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

INTRODUÇÃO

Abordaremos neste trabalho os conceitos de juros e dinheiro no valor do tempo, como forma de aprendizagem cientifica sobre a administração financeira. Nos capítulos seguintes discutiremos sobre “Como um empresário pode avaliar se o seu negócio é rentável, em relação ao mercado de ações e aos concorrentes?”.
O gestor financeiro está sempre diante de uma situação onde se deparacom a necessidade de obter financeiros ou utilização de recursos próprios, esta decisão de aplicar o ativo da empresa está entre as decisões mais importantes no meio empresarial.
Outro meio de capitação de recurso utilizado é a emissão de ações no mercado financeiro, onde ele coloca no mercado cotas do seu lucro em troca de dinheiro para o investimento interno.
Segundo Brealey (2002) uma dasresponsabilidades do gestor financeiro é captar dinheiro para pagar seus investimentos de bens reais. Essa é a decisão financeira. Quando uma empresa precisa de financiamento, ele convida os investidores para colocarem dinheiro em troca de uma cota de lucro, ou lhe promete uma série de pagamentos fixos.
É de fundamental importância compreender as funções do mercado financeiro a fim de obterresultados satisfatórios.
A primeira parte do desenvolvimento teórico visa apresentar os fundamentos das taxas de juros e suas estruturas, assim como suas aplicações na administração financeira.
Segundo Gitman (2004), a taxa de juros ou retorno exigido representa o custo do dinheiro. É a compensação que um demanda seu fornecedor. Quando ocorre empréstimo de fundos, o custo de sua capitação é a taxade juros. Quando os fundos são obtidos por meio de venda de um direito de propriedade – tal como na venda de ações, o custo para o emitente (demandante) é chamado de retorno exigido, que reflete o nível de retorno esperado pelo fornecedor de fundos. Nos dois casos o fornecedor é compensado pelo fornecimento dos recursos. Ignorando o fator de risco, o custo dos fundos decorre de taxa real dejuros ajustada pela expectativa de inflação e por sua liquidez.
A segunda parte do desenvolvimento teórico apresenta o papel do valor do dinheiro no tempo em finanças, o uso de ferramentas de cálculo e os tipos básicos de série de fluxo de caixa. Será apresentado a compreensão dos conceitos do valor futuro e valor presente, assim como obter o valor futuro e o valor presente de uma anuidade.Segundo Brealey (2002) as empresas investem em muitas coisas. Algumas são ativos tangíveis, ou seja, ativos que você pode tocar, como fábricas, maquinaria e escritório. Outras são ativos intangíveis, como patentes e marcas registradas. Em cada caso, a empresa desembolsa algum dinheiro agora na esperança de receber mais dinheiro, mais tarde.
Na visão de Gitman(2004) os valores e as decisõesfinanceiras podem ser aferidos por meio de técnica tanto do valor presente como do valor futuro.
As medidas tomadas nas decisões empresariais devem ter como base o planejamento estratégico e as informações confiáveis, o gestor financeiro pode solucionar ou minimizar seus problemas, evitando futuras dificuldades na gestão.



2. Juros Simples e Juros Compostos

Juros simples é um tipo de operaçãoque não temos aplicação no mercado financeiro, pois os juros incidem sempre pelo valor principal, e geram remunerações proporcionais ao capital aplicado e prazo.
Os juros compostos estão inseridos no mercado financeiro, através das diversas operações de médio e longo prazo, e incidem sobre o capital acumulado.
Portanto um capital aplicado a juros compostos rende sobre o valor acumulado aolongo do tempo, enquanto que o capital aplicado em juros simples rende linearmente.
Segundo Assaf (2007), Apesar dos juros compostos se constituírem, na metodologia de calculo mais recomendada, o mercado financeiro de curto prazo costuma operar com taxas referenciadas em juros simples.

2.1 Taxa nominal e taxa proporcional

A taxa nominal expressa à taxa de juros para um período superior que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • juros
  • Juros
  • juros
  • Juros
  • juros
  • Juros
  • Juros
  • juros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!