Jurgen Habermas

Páginas: 6 (1458 palavras) Publicado: 20 de dezembro de 2014
São Paulo
2014

Índice
Introdução................................................................................................página 3
Desenvolvimento......................................................................................página 4Conclusão................................................................................................página 8
Bibliografia...............................................................................................página 9





















Introdução
Este trabalho tem como finalidade estudar a formação do sujeito e da sociedade baseado nas ideia do filósofo alemão Jurgen Habermas. Partindo de seu ponto de vista e opinião,veremos quais pontos ele critica e quais defende.























O Filósofo Jurgen Habermas
Jurgen Habermas é considerado como um dos pensadores mais influentes do pós-guerra. Nascido em um período conturbado -em 1929- devido a queda da bolsa de Nova Iorque, o filósofo alemão fez cursos de filosofia, história e literatura, além de demonstrar tamanho interesse pelaeconomia e psicologia. Dono de uma grande experiência de vida, Habermas presenciou importantes períodos desde a crueldade do Holocausto, o fim da Segunda Guerra Mundial como também o terror do ataque ás torres gêmeas, no dia 11 de setembro de 200, nos Estados Unidos. Graças a sua vivência, Jurgen teve decisiva influência na República Federal da Alemanha.Uma conhecida frase de Habermas é “Quando secam os oásis utópicos, estende-se um deserto de banalidade e perplexidade”, neste pensamento, Jurgen mostra que o modelo da racionalidade moderna precisa ser contestados, através da atividade crítica da razão, que dialoga e se exerce na intersubjetividade, em suas diversas teorias, ele diz que a razão deve ser limitada, poispara ele o “endeusamento” da racionalidade pode chegar a extremos irracionais irreparáveis.
Vejamos então, ao decorrer do trabalho, como –segundo Jurgen Habermas- o capitalismo exerce tamanha influência na vida de cada pessoa e na sociedade em geral.


O Capitalismo e a Sociedade
O capitalismo é um sistema econômico que surgiu na Europa, após a decadência do feudalismo. O capitalismo sebaseia no incentivo da criação de novas riquezas e a consequente troca dessas por outras riquezas, um verdadeiro ciclo vicioso. Desde a infância somos incentivados à este modelo. A maior parte do que existe a nossa volta é de certa forma um tipo de riqueza, e só as conseguimos através de dinheiro, que só é ganho através de esforço e trabalho.
As pessoas vêm se tornando a cada dia mais egoístas eaté mesmo perdendo seus valores humanos diante desse modelo econômico, o qual nos faz viver em função de conseguir coisas, como se a felicidade estivesse nos bens de consumo. Muitos se sujeitam a atividades indignas, apenas para obterem um pouco mais de dinheiro, é devido ao capitalismo que as desigualdades sociais existem, pois bem, estamos sujeitos a sermos verdadeiros escravos desse sistema.Há quem diga que o capitalismo e a democracia caminham juntos, porém se pararmos para analisar, veremos que são duas coisas bem diferentes, até mesmo opostas. Uma vez que a democracia, tem em seu princípio a ideia de que as pessoas devem ter controle sobre suas vidas, e que o poder deve ser compartilhado por todos, porém no capitalismo, o poder se concentra nas mãos dos mais ricos einfluentes.
Desde a tenra infância, as crianças são incentivadas a se tornarem pequenos consumistas, seja por meio de meios de comunicação como a televisão, como a própria sociedade. São manipuladas a comprar, a pensar e até mesmo a agir de acordo com o sistema capitalista, para que com o passar dos anos, se tornem adultos adeptos ao modelo econômico.
Para Habermas a sociedade deve seguir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jürgen Habermas
  • Jürgen habermas
  • Jürgen Habermas
  • Jurgen habermas
  • A etica do discurso de jurgen habermas
  • Jürgen Habermas e a Teoria da Cultura
  • O pensamento de Jurgen Habermas
  • trabalho jurgen habermas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!