Judaismo

Páginas: 28 (6935 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014






JUDAÍSMO



Karolyne Azevedo
Luane Bispo
Meliane Tosini









2013
TRABALHO SOBRE O JUDAÍSMO






Karolyne Azevedo – RA: 130003841
Luane Bispo – RA: 120000448
Meliane Tosini – RA: 130002074






Análise da religião Judaica: sua história, como, onde e por que surgiu, o lugar sagrado, livro sagrado, rituais e curiosidades.Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia Religiosa II, sob orientação do Professor André Simões.


2013
RESUMO


O Judaísmo é uma religião monoteísta, originada por volta do século XII A.C. A História do povo judaico começa pelo ano de 1700 A.C, a partir do momento que Deus faz uma promessa a Abraão: “O SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, paraa terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção”. (BIBLÍA SAGRADA, Gênesis 12.1-2) O fundador do judaísmo é Moisés porque foi ele quem deu ao povo os Dez Mandamentos, que são considerados a pedra base do Judaísmo. O livro sagrado dos Judeus é conhecido para a maioria das religiões como o Antigo Testamento, o Pentateuco,também chamado de Torá. Jerusalém é a cidade santa dos judeus, o grande centro religioso Judaico e é também centro de dois outros grandes movimentos religiosos: o Cristianismo e o Islamismo. No judaísmo existe a forte esperança de um futuro melhor, que para os fiéis acontecerá quando o próprio Deus governará o seu povo através do Messias. Muitos judeus ainda hoje aguardam a chegada desse momento.SUMÁRIO

















HISTÓRIA DO JUDAÍSMO


O Judaísmo surgiu na Palestina, conhecida hoje como Israel, por volta do século XII A.C, e é uma religião monoteísta, ou seja, creem em um único Deus. Existe aproximadamente 19.400.000 seguidores. (Wilges, 1992).
A história do povo Judeu começa com Abraão que apesar de toda sua riqueza materialnão poderia ter filhos com sua esposa Sara que era estéril, e naquele tempo a esterilidade representava fracasso, vergonha e perspectiva de solidão na velhice.
Foi no meio desse tempo difícil que Abraão ouviu a voz de Deus que lhe fez a proposta de uma caminhada em busca não só de conseguir realizar o seu sonho de ter um filho, mas de propor uma mudança de conceitos sobre sua maneira de ver omundo, tanto que Deus mudou o seu nome de Abrão que significa grande pai, para Abraão que significa pai de muitos ou pai de um povo. Deus estabelece com ele uma Aliança, prometendo que não o abandonará, nem sua família nem sua descendência. Uma aliança que se perpetuará de geração em geração através do ato da circuncisão, que é visto como um sinal eterno de comunhão entre os judeus e Deus,representando um pacto.
E a partir do momento que Abraão decidiu assumir esse pacto, sai de sua terra e começa a caminhada proposta por Deus, dessa maneira inicia-se o seu processo de aprendizagem. Saí de Ur, na Caldéia, para ir a uma terra cheia de incógnitas, a terra de Canaã, apoiado numa promessa que não prevê nem riquezas nem privilégios, mas que faz do povo judeu um povo “escolhido” por Deus paracumprir uma missão. A terra era habitada por povos politeístas, e como narra à tradição, Abraão rejeita os ídolos e a prática imoral dos politeístas, para buscar um único Deus de amor e de justiça.Depois de alguns anos que Abraão estava estabelecido na nova terra e havia tido um filho com Sara seus descendentes se proliferaram. Uma seca recai sobre Canaã e o povo segue para o Egito.
Saída do Egitoe travessia do deserto: Meados do século XIII – Os grupos que se estabeleceram no Egito, com o passar do tempo, foram obrigados pelos faraós aos trabalhos forçados durante 100 anos. Deus em virtude da aliança que selou com Abraão, vela sobre seu povo e levanta Moisés para libertá-los e levá-los novamente a terra prometida, cuja caminhada dura 40 anos. Em meio a esta peregrinação Moisés recebe a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Judaismo
  • Judaísmo
  • judaismo
  • Judaismo
  • judaísmo
  • Judaismo
  • Judaismo
  • judaismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!