Arremesso de Peso

Páginas: 37 (9066 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA
Faculdade de Educação Física
Disciplina: Atletismo - Professor: Ricardo









































André Luiz Meireles Rosa RA 2969050 Bacharelado
Cecília Barbosa Costa RA 2984776 Bacharelado
Karolina Brito Lima RA 2982579 Bacharelado
Jessica Morais de Souza RA 2984334 Bacharelado
TatianeAp. Santos de Brito RA 3010767 Bacharelado
Aline de Souza Pereira RA 2967073 Licenciatura
Karina Nazareth RA 2961539 Licenciatura
Larissa Cristina Santos Silva RA 2976137 Licenciatura
Tatiana Vieira Justino RA 2974754 Licenciatura

Provas Oficiais



Corrida com Barreiras
110 metros com Barreiras - Masculino
É uma prova totalmente britânica, provavelmente uma imitaçãodas competições hípicas. Por volta de meados do século XIX, as barreiras eram simples toras de madeira enterradas no solo e medindo normalmente 3 pés e 6 polegadas (1,067m). Esta altura mantém-se até hoje.
Com o tempo, o material foi se atualizando e hoje as barreiras nada têm em comum (com exceção da altura) com as de outros tempos.
As técnicas de passagem da barreira usadas então eram as maisdiversas e bizarras, até que em 1886 um estudante da Universidade de Oxford, de nome Arthur Croome, criou o estilo de atacar a barreira de perna esticada que se mantém até aos nossos dias.
O primeiro tempo conhecido pertence a Arthur Daniel da Inglaterra, que marcou 17.8 em 3 de abril de 1864, e o primeiro registrado pela IAAF é de 15 segundos cravados do americano Forrest Smithson, feito obtidoem Londres em 25 de julho de 1908, na final da IV Olimpíada.
No Brasil, o primeiro recorde reconhecido foi do atleta JOSÉ A. SANTOS SILVA, vencedor do I Campeonato Brasileiro em 1925, com o tempo de 16.4.
100 metros com Barreiras - Feminino
Os 100 m com barreiras são uma prova de atletismo que faz parte do programa olímpico e que é feita por mulheres. O equivalente masculino são os 110metros com barreiras. Os 100 metros barreiras são também a primeira prova do heptatlo.
A prova é constituída por um percurso de 100 metros, onde são dispostas 10 barreiras. A primeira surge 13 metros depois da linha de partida, as seguintes têm 8.5 metros de intervalo entre si e depois da última barreira há um percurso de 10.5 metros até à linha da meta. As barreiras têm 84 cm e são colocadas de modoa que caiam para a frente, caso sejam tocadas pela atleta corredora. A queda das barreiras não é motivos de desqualificação mas vai, muito provavelmente, afectar de forma negativa o tempo obtido pela concorrente.
A prova precursora desta modalidade foram os 80 metros com barreiras, disputados como modalidade olímpica entre os Jogos de Los Angeles de 1932 e da Cidade do México em 1968. Na ediçãode Munique 1972, a prova media já 100 metros. A primeira campeã olímpica da distância foi Annelie Ehrhardt da Alemanha Oriental.
Algumas atletas famosas nesta especialidade são Shirley Strickland, Gail Devers e Fanny Blankers-Koen.
REGRA 168
CORRIDAS COM BARREIRAS
1. Distâncias. As distâncias padrão são as seguintes:
Masculino – Adultos Juvenis e Menores: 110m, 400m.
Feminino – AdultosJuvenis e Menores: 100m, 400m.
Devem ser colocadas dez barreiras em cada raia, de conformidade com o especificado na seguinte tabela:


Cada barreira será colocada na pista de maneira que as suas bases fiquem no lado em que o atleta se aproxima. A barreira será colocada de forma que a borda da barra de madeira coincida com a marca na pista mais próxima do atleta.

2. Construção. As barreiras devemser feitas de metal ou outro material adequado, com a barra superior de madeira ou outro material apropriado. Devem consistir de duas bases e duas hastes sustentando o quadro retangular reforçado por uma ou mais barras transversais, ficando as hastes fixas nas extremidades de cada base. A barreira deve ser feita de tal forma que para derrubá-la seja necessária uma força pelo menos igual ao peso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arremesso de Peso
  • Arremesso De Peso
  • Arremesso de Peso
  • Arremesso de peso
  • Arremesso De Peso
  • Arremesso de peso
  • Arremesso peso
  • arremesso de peso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!