jsnuzashnze

302 palavras 2 páginas
1- A propósito do texto 1, responda:
A) O eu lírico do poema, no primeiro verso, no trecho “Torno a ver-vos, ó montes”, menciona um regresso. De onde ele vem e onde ele se encontra novamente?R: Oeu lírico vem dos campos, onde ele afirma ter deixado os “gabões grosseiros” para que pudesse mudar-se para as cidades, onde passou a usar o “traje da Corte rico, e fino”. Ele se encontranovamente naárea rural, nos campos, pois percebeu que ali ele poderia descansar e livrar-se das correrias e dos problemas das cidades. Fato comprovado quando o eu lírico afirma que na área urbana ele nãoerafeliz, já, nos campos, a situação era contrária.

B) Portanto, o eu lírico é um homem urbano ou rural?
R: Se analisado com relação à origem e ao estado atual, o eu lírico é um homem rural.Porém, elesó permanece rural atualmente porque já experimentou ser urbano, o que o corrompeu e o fez voltar à vida nos campos que tinha.

C) Como o eu lírico se sentia antes e como se senteagora?Justifique sua resposta com palavras ou expressões do texto.
R: Ao citar “...chega a ter mais preço, e mais valia, que da cidade o lisonjeiro encanto” e “E o que até agora se tornava em pranto, seconvertaem afetos de alegria”, o eu lírico demonstra como era sua situação nas cidades e como ela é, atualmente, nos campos.
Pela análise do poema podemos dizer que, nas cidades, o eu líricosentia-secorrompido pelos problemas que ali existiam, pela correria, pelo “falso” encanto que a área urbana parecia ter. Já, nos campos, o eu lírico sente-se aliviado, refugiado. Sente que a área rural é olocalideal para fugir dos problemas e da realidade das cidades, um lugar onde a paz e a felicidade reinam, combinadas com

Relacionados