jpatroclo

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2013
Ao avistar o Museu de Ciências da Terra percebe-se que a sua entrada é feita por escadas, com nenhuma acessibilidade para deficientes (elevadores ou rampas) e sem deterioração externa evidente.
Adentrando no local, depara-se com guichê de informações e segurança. A visita para estudo e trabalhos é guiada por um dos seguranças do balcão de entrada. A exposição é composta por 4 permanentes- No Tempo dos Dinossauros, LLewellyn Ivor Price + 100, um Paleontólogo, Dinossauros do Triângulo e Mostra Mineralógica e Petrográfica.
O caminho percorrido não é escolhido pelo visitante, muito menos indicado o local de início por placas; é determinado pelo guia.
Logo no começo da exposição há um corredor com dois mobiliários inadequados - por serem de madeira - que apresentam as rochas eovos de dinossauros. Há somente a identificado do que são e suas procedências. Não é possível apreciar estes, pois não há iluminação e os seguranças não permitem a sua passagem por estes; tendo que segui-los ao recinto que eles desejarem.
Há dois caminhos a percorrer: direita e esquerda. O guia demonstra o primeiro, na qual se avista uma sala com pouca iluminação (somente por uma janela semfiltro UV, dificultando a visibilidade do visitante), sem acompanhamento de temperatura e umidade, mobiliário inadequado, sem extintores de incêndio, sujidades e que discuti o tema “Dinossauros do Triângulo”. Está é composta por 4 painéis que abordam o assunto de vertebrados fósseis encontrados no Triângulo Mineiro, e fósseis que os complementam. A segunda, terá uma sala indicada pelo guia que contemuma mostra contando a vida de um dos maiores paleontólogos do DNPM, com o seu legado cientifico e cultural deixado para o Brasl, intitulada “LLewellyn Ivor Price + 100, um Paleontólogo”. Esta possui paineil contando sua historio, locais percorridos, importância, objetos pessoas do tratado, fósseis e uma reconstituição do que seria o seu escritório. A sala possui iluminação com lâmpada inadequadasem filtro, sujidades, mobiliário em madeira, e a falta de controle de temperatura e umidade.
Após esta, há uma sala sobre vertebrados fósseis que viveram no Brasil durante a Era Mesozóica, suas origens e descendentes até os dias de hoje; observa-se um grande painel com informações referente a origem do universo, a formação do planeta terra, o tempo geológico, o surgimento da vida no planeta, àseras e períodos da evolução do planeta, fósseis e réplicas de dinossauros, representando a parte da Paleontologia. É apresentado sujidades, iluminação direta no objeto sem filtro UV.
Em seguida, a parte com os minerais e rochas, que tem como destaque o tema de “Mostra Mineralógica e Petrográfica”. Esta sala tem o seu início uma pequena apresentação sobre o petróleo Brasileiro (sendo bem poucoiluminada), depois um aglomerado de rochas e minerais dando o cárater de que fosse um Gabinete de Curiosidades. O entendimento da exposição fica prejudicada pelo excesso de informação. É vista que de existe iluminação direta no objeto sem filtro UV, como também em sua maioria não há; tendo até lâmpadas caindo em cima do acervo. È visto também que não existem extintores de incêndio, placasinformativas adequadas e a presença de um mural com informações de internet com falam sobre o tema anterior a esta sala. Como o caso da principal definição de rocha e minerais que se encontram no meio de um monte de rocha sem seguir uma ordem. O conceito é tratado de modo que o minério não tem relação com a rocha.
Existe uma biblioteca que está a postos para quem quiser fazer pesquisa e trabalhos, nãopodendo emprestar aos curiosos. Possui uma bibliotecária que tenta deixa tudo organizado, mas não há espaço suficiente para o acervo e há falta de higienização em todo recinto.
Considerando a importância dos objetos no sentindo de estarem representando os temas estabelecidos, estes devem ser bem expostos, apresentados, preservados, conservados e, se necessário, restaurados.
. Seguindo estas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!