jotnalismo especializado

774 palavras 4 páginas
Sob risco de ‘desapropriação zero’, Dilma quer acelerar reforma agrária

20 de outubro de 2013 – ESTADÃO http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,sob-risco-de-desapropriacao-zero-dilma-quer-acelerar-reforma-agraria,1087906,0.htm A:
As principais fontes da notícia são: a presidente Dilma; Ricardo Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários; Carlos Guedes, presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e representantes de movimentos sociais (MST, indígenas, quilombolas e ambientalistas).

B:
A matéria poderia ter dado mais abertura para representantes dos movimentos sociais exporem seu ponto de vista de forma mais aprofundada, como foi feito com os representantes do governo. Em relação às fontes, o ministro do desenvolvimento agrário, Pepe Vargas, foi citado pela presidente como uma peça importante para a desapropriação de terras, mas em momento algum a notícia reforçou esse posicionamento confirmando a informação com representantes de seu ministério.

C:
A matéria analisada foi muito bem colocada, bem explicada com muitos dados e objetividade no que transmite. Está em uma linguagem apropriada para o jornal (O Estado de São Paulo), mas de fácil entendimento para qualquer classe social. Em relação ao mito da objetividade, o texto está escrito de forma bem ‘neutra’, podendo assim atingir um grau maior de realismo lidando diretamente com a realidade observada.

D:
Título original: “Sob risco de ‘desapropriação zero’, Dilma quer acelerar reforma agrária”
1- Dilma cobra 100 novos decretos sob ameaças de encerrar o ano com o pior desempenho até hoje
2- Dilma acelera processo de desapropriação em benefício da reforma agraria

Nas novas siglas, 45% dos congressistas são suspeitos
21 de outubro de 2013 – FOLHA DE SÃO PAULO http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1359615-nas-novas-siglas-45-dos-congressistas-sao-suspeitos.shtml A:
As fontes são: Congresso em foco, STF através da

Relacionados