JORNALZINHO PARA HISTÓRIA EDUCAÇÃO INFANTIL

899 palavras 4 páginas
História de Minas Gerais.
O desbravamento na região que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais.
No início do século XVIII, a região tornou-se um importante centro econômico da colônia, com rápido povoamento.

Cultura em Minas Minas Gerais é terra maravilhosa, que abraça uma grande miscigenação. Índios (nativos), africanos (escravos) e europeus (colonizadores portugueses) se relacionaram e deixaram marcas até os dias de hoje no Brasil, mais especificamente em Minas Gerais que tem uma grande mistura de raças e culturas de várias partes do mundo. Essa miscigenação influenciou na culinária, na música, no folclore, nas artes, na cultura e credos.
Cidades como Ouro Preto, Mariana e Diamantina são portadoras de um grande acervo artístico do Brasil colonial (por conta da busca incessante de ouro).

Museus Minas Gerais, com toda a história que carrega dos tempos do Brasil colônia, também é um dos estados que mais tem museus. Esses museus não são dedicados apenas à história do estado, mas também são dedicados às artes e às ciências. Dentre esses números museus nós podemos citar o Museu Mariano Procópio (o primeiro do estado), Museu da Inconfidência, Museu de Arte da Pampulha, Museu do Escravo (o único museu no Brasil que é dedicado à cultura negra), Museu de Arte Sacra (com um dos maiores acervos de todo o país), Museu da Música de Mariana e o Centro Cultural Amilcar de Castro.

Artesanato

Em Minas Gerais o artesanato diversificado é encontrado em várias regiões. Sua produção é basicamente de madeira, pedra-sabão (aquela que o Cristo Redentor – RJ foi feita), Fibras de vegetais e cerâmicas. Algumas cidades do interior mineiro se destacam quando falamos de artesanato, dentre elas:

Relacionados