COMO ELABORAR UM RELATORIO

4588 palavras 19 páginas
Apendice A

Como elaborar um relatorio
Depois de ter feito uma experiencia ou pesquisa, voce vai querer convencer outras pessoas das suas conclusoes. O seu ˆexito vai depender de seu talento de comunicar-se e escrever.
Uma voz pr´opria ´e imprescind´ıvel para n˜ ao entediar o leitor. Por outro lado, ´e necess´ario seguir certos formatos padronizados para facilitar a compreens˜ ao do leitor.
Um bom relat´ orio depende de uma boa tomada de dados. Procure organizar-se de maneira a anotar durante a pr´atica todas as informa¸co˜es relevantes de uma forma intelig´ıvel posteriormente. Use um caderno apropriado para essas anota¸co˜es, ao inv´es de usar folhas avulsas. No relat´ orio descreva nas suas palavras a experiˆencia efetuada, justifique o procedimento escolhido, apresente e discuta os dados medidos, e, finalmente, tire conclus˜ oes. O relat´ orio relata o que vocˆe fez, o que aconteceu naquela tarde ou naquela noite. No seu caderno de laborat´orio anote os dados ”brutos”, que servem de fonte prim´aria para as an´alises posteriores. N˜ao ´e necess´ario incluir todas as an´alises ou transforma¸co˜es dos seus dados explicitamente no relat´ orio, que deve ser uma apresenta¸ca˜o polida e l´ ucida, em apoio
`as suas conclus˜ oes. Mas, o seu p´ ublico tem que ter a confian¸ca de que vocˆe tratou os dados originais de forma honesta e correta.
Neste curso, nem sempre vamos fazer relat´ orios completos. Ap´os os experimentos, pediremos uma c´ opia dos seus dados brutos, eventuais an´alises e contas que fez, e o relat´ orio (parcial) propriamente dito. Mencionaremos qual parte do relat´ orio ser´a cobrada. Na maioria das experiˆencias, vamos dar ˆenfase apenas `a apresenta¸ca˜o e an´alise dos dados, e `a conclus˜ ao.
Para organizar um relat´ orio completo, este ´e dividido em v´arias partes. Uma divis˜ao usual seria:
Introdu¸
c˜ ao Resumo te´ orico para situar a experiˆencia. Exposi¸ca˜o dos conceitos te´ oricos que vai usar.

Relacionados

  • filósofos e suas concepções
    9499 palavras | 38 páginas
  • gestão
    15116 palavras | 61 páginas
  • Principios contabeis
    192673 palavras | 771 páginas
  • Conhecimentos bancários
    92478 palavras | 370 páginas