JORNALISMO CULTURAL

5593 palavras 23 páginas
26/8/2014

JORNALISMO CULTURAL ON LINE: PERSPECTIVAS DE LINGUAGEM CONSTRUÍDAS A PARTIR DA SEMIÓTICA PEIRCEANA

WEBJORNALISMO CULTURAL: perspectivas de linguagem construídas a partir da semiótica peirceana Geane Carvalho Alzamora
Orientadora: Prof. Drª Lúcia Santaella

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa, em nível de doutorado, se constrói a partir de algumas indagações, tais como: 1. Estaríamos caminhando rumo a novos paradigmas em Comunicação Social, que privilegiariam o trânsito entre dimensões globalizadas e manifestações nitidamente segmentadas da sociedade, especialmente no que se refere à apropriação social das novas tecnologias?
2. O papel preponderante do verbo, desempenhado nas várias manifestações da Comunicação Social desde o Iluminismo, poderia ser redimensionado face às potencialidades de linguagem dos novos meios 3. Como se inscreveria o webjornalismo cultural nesse contexto, tendo em vista o hibridismo cultural contemporâneo, as novas formas de interação social propiciadas pela internet e as perspectivas de linguagem que dela emergem?
4. A Semiótica peirceana poderia oferecer contribuições às questões acima? Por exemplo, a noção de estética peirceana – ciência que investiga aquilo que é admirável e fornece bases para a formação de propósitos que regulam a natureza das ações – seria adequada para se pensar o problema do jornalismo cultural no contexto hipermidiático, característico das novas tecnologias?
5. Qual modelo de webjornalismo cultural adotaríamos como ideal para uma possível experimentação, após sistematizarmos conceitualmente a questão?
Com base nessas indagações – que problematizam ao mesmo tempo em que apontam para possíveis hipóteses iniciais de investigação científica – construímos um projeto de pesquisa, em nível de doutorado, que pretende se traduzir, ao final, em dois produtos complementares: uma tese de doutorado sobre a linguagem do webjornalismo cultural e uma experimentação de webjornalismo

Relacionados

  • Guia
    12428 palavras | 50 páginas