Jorge amado

Páginas: 7 (1716 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
1- Nasceu em 10 de agosto de 1912
2- Morreu em 6 de agosto de 2001 com 88 anos,
3- Nasceu em Itabuna
4- Morreu em Salvador,
5- Estudou na Faculdade de Direito da então Universidade do Rio de Janeiro(UFRJ), onde discutia sobre política e arte e ali iniciou os contatos com o comunismo
6- Foi Jornalista e virou comunista e aborda isso em muitas de suas obras
7- Foi eleito deputado federal em1945,
8- Teve três filhos com Zélia Gattai que também era escritora
9- Em 1959 publicou Gabriela, Cravo e Canela, que representou um momento de mudança na produção literária que até então abordava temas sociais. Nesta segunda fase faz uma crônica de costumes, marcada por tipos populares, poderosos coronéis e mulheres sensuais. Além de Gabriela, Cravo e Canela, os romances Dona Flor e seus doismaridos e Teresa Batista cansada de guerra são representativos desta fase.
faleceu em 6 de agosto de 2001 devido a uma parada cardiorrespiratória
Recebeu vários prêmios estrangeiros e brasileiros

Personagens
Pedro Bala: Garoto 15 anos, que tinha um corte no rosto. Comandava os Capitães da Areia, ágil, esperto, respeitado e sabia respeitar a todos. Saiu do grupo para comandar e organizar osÍndios Maloqueiros em Aracaju, desejando com líder do grupo Barandão. Depois disso ficou muito conhecido por organizar várias greves, como perigoso inimigo da ordem estabelecida.

Sem Pernas: Era um garoto pequeno para sua idade, coxo de uma perna, agressivo, individualista. Era quem penetrava nas casas de família fingindo ser um pobre órgão com o objetivo de descobrir os lugares da casa, ondeficavam os objetos de valor depois fugia e os Capitães da Areia assaltavam a casa. Seu destino foi suicidar-se atirando-se do parapeito do elevador Lacerda, pelo ódio que nutria pela polícia baiana.
Professor: Era um garoto magro, inteligente, calmo e o único que sabia ler no grupo. O professor era quem planejava os roubos dos Capitães da Areia. Depois de muito tempo aceitou um convite e foi pintarno Rio de Janeiro.

Gato: Era o mais bonito e mais elegante da turma.Candidato a malandro do bando, tinha em caso com Dalva mulher das noites, que lhe dava dinheiro, por isso, muitas vezes, não dormia no trapiche. Só aparecia ao amanhecer, quando saía com os outros, para as aventuras do dia.Participava dos planos mais arriscados e era muito malandro e esperto. Tempos depois foi embora paraIlheús tentar a sorte.

João Grande-  O "negro bom" como diz Pedro Bala, segundo em comando, com o porte físico forte e corajoso. Geralmente era ele quem cuidava das crianças menores quando chegavam ao trapiche.

Dora: Tinha treze para quatorze anos, era a única mulher do grupo e se adaptou bem a ele. Era uma menina muito simples, dócil, bonita, simpática e meiga. Conquistou facilmente o grupo comseus cabelos lisos. Seus pais haviam morrido de alastrine e ela ficou sozinha no mundo com seu irmão pequeno. Tentou arrumar emprego, mais ninguém queria empregar filha de bexiguento. Aí ela encontrou João Grande e professor que a chamaram para morar no Trapiche, e logo ela já era considerada por todos como uma mãe, irmã e para Bala uma noiva. Ela participava dos roubos com os outros meninos.Morreu queimando de febre.

Boa Vida: Era mulato troncudo e feio, o mais malandro do grupo. Muito preguiçoso, era o único que não participava das atividades de roubo do grupo. Às vezes, roubava um relógio ou uma jóia qualquer, passando-a logo para o Bala, como
forma de apoio ao grupo. Era um boa-vida, gostava de violão e de ficar fazendo nada, contemplando o mar e os barcos.
Seu destino foivirar um verdadeiro malandro, que vivia a correr pelos morros compondo sambas.
FOCO NARRATIVO

A obra Capitães da Areia é narrada na terceira pessoa, sendo o autor, Jorge Amado, o narrador apenas o expectador. Ele se comporta, durante todo o desenvolvimento do tema, de maneira indiferente, criando e narrando os acontecimentos sem se envolver diretamente com eles.
O livro é dividido em três...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jorge Amado
  • Jorge amado
  • Jorge Amado
  • Jorge Amado
  • Jorge AMado
  • Jorge Amado
  • jorge amado
  • quem foi jorge amado?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!