Joirge Thu

935 palavras 4 páginas
1o
"A Morte de Sócrates (1787)"

A obra representa a morte do filosofo por ele ter sido contra as ideias do povo de Athenas e por estas ideias corromperem os jovens. A pintura também mostra o Platão e o Críton, o primeiro sentado com uma expressão melancólica na beira da cama e o Críton sentado com a mão nos joelhos do Sócrates.
O Sócrates tinha a opção de ser exiliado (e com isso, tinha que desistir da tua vocação como filosofo) ou ser condenado a morte. E na obra, a mão do Sócrates apronta para o céu, indicando o teu respeito pelos deuses.

Destaques da obra:
Se for observar, as figuras humanas são semelhantes a estatuas gregas, com a exatidão física. E o Sócrates parece estar discursando e a mão direita dele alcança a cálice, o que mostra a tua postura serena diante da morte. O David representa o Platão com a mesma tonalidade na tua túnica que o Sócrates, o que demonstra que as ideias do Sócrates serão repassadas pro Platão, que era um discípulo dele. E também o David associa a morte do Sócrates com o sacrífico do Jesus Cristo pois ambos acreditavam em uma moral importante e perpetuaram os ensinamentos através dos teus seguidores. Neste quadro há doze seguidores, da mesma maneira que na tradição cristã e a taça evoca o Cálice da Última Ceia.
2o
"Os Litores Trazendo a Brutus os Corpos de Seus Filhos (1789)"
A obra representa a devolução do corpo dos filhos do Brutus, já que os mesmos eram contra a República e queriam restaurar a Monarquia e com isso o Brutus assinou pessoalmente a carta da execução dos filhos, já que ele era um dos dois cônsules da Republica, na Roma Antiga e cuja função era defender a republica de qualquer ameaça e com isso os corpos são devolvidos para a família.
Destaques da obra:
A luz na obra que é direcionado para o lado direito, onde está a mulher e as filhas do Brutus e o corpo dos filhos no fundo, na esquerda e o próprio Brutus está na frente a esquerda na sombra. E o Brutus está na sombra representa que ele não é o vilão, mas ‘um

Relacionados