7276 17976 1 PB

4943 palavras 20 páginas
O Pensamento Cartesiano e o Paradigma da Complexidade nos
Estudos da Administração
Maria Fernanda Gamboa Picotez1

Resumo
Este artigo analisou a influência e o impacto do pensamento cartesiano na ciência administrativa no que tange seus conceitos e práticas. Também buscou analisar como o paradigma da complexidade pode melhor se ajustar a essa ciência e que caminhos já estão sendo percorridos para tal. Buscando melhor estabelecer uma relação entre a ciência administrativa e o estudo da comunicação, o artigo analisa mais afundo a área de conhecimentos de Marketing da Administração devido à sua forte função comunicativa tanto internamente quanto externamente à empresa.

Palavras-chave: Pensamento Cartesiano; Pensamento Sistêmico; Complexidade;
Administração; Comportamento do Consumidor.

Introdução
Ocorre atualmente uma discussão quanto à ocorrência ou não de uma mudança de paradigmas. Questiona-se se é o fim do pensamento positivista, que tem como base o pensamento dedutivo defendido por Descartes em seu livro “O Discurso do Método”, o qual defende que a verdade é baseada somente a partir da racionalidade, da objetividade e da neutralidade do observador.
Se é então o fim do positivismo, acredita-se que o novo paradigma é baseado na
Complexidade, ou seja, na idéia de que tudo é conduzido por princípios que permitem e defendem a existência do caos e do ruído, que admitem a participação das relações e das

1

Estudante de Administração na FEA-USP
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação
Ano 4 - Edição 2 – Dezembro de 2010-Fevereiro de 2011
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br PICOTEZ, M.F.G.

O PENSAMENTO CARTESIANO...

2

emoções na busca da verdade a partir do momento em que se admite a inseparabilidade dessas do ser humano, o observador.
A partir dessa breve explicação de ambos os paradigmas e do entendimento do momento pelo qual a humanidade vem passando, há uma

Relacionados